(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

Betinenses poderão decidir sobre a reparação que será executada pela Vale

Betim foi atingida pelo desastre de Brumadinho e consulta popular escolherá qual reparação será realizada pela Vale; a votação será entre 5 e 11 de outubro


27/09/2021 20:54 - atualizado 27/09/2021 21:05

Moradores de Betim poderão escolher quais serão as ações de reparo da Vale na cidade devido à tragédia de Brumadinho
Moradores de Betim poderão escolher quais serão as ações de reparo da Vale na cidade devido à tragédia de Brumadinho (foto: Edesio Ferreira/EM/D.A.Press)
Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é uma das cidades atingidas pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, ocorrido em janeiro de 2019. Agora, os moradores da cidade poderão escolher como a empresa Vale, responsável pela barragem, irá reparar os danos estruturais provocados pelo desastre.

O processo de consulta popular que definirá as prioridades será realizado nas 26 cidades atingidas. Para participar, os cidadãos precisam estar com o CPF cadastrado na Justiça Eleitoral até quinta-feira (30/9). 

Segundo a Prefeitura de Betim, por meio da assessoria de comunicação, as pessoas afetadas que já recebem o Pagamento Emergencial da Vale estão automaticamente habilitadas a essa consulta.

A votação para escolher a ação de reparação ocorrerá entre os dias 5 e 11 de outubro, por meio do aplicativo para dispositivos móveis MG App Cidadão, que é gratuito.

Para garantir a todos a oportunidade de escolher os temas e subtemas prioritários para reparação, a prefeitura disponibilizará, no período de votação, totens em pontos estratégicos da cidade para aqueles que não têm acesso à internet ou que não querem baixar o aplicativo. Os locais serão divulgados em breve.

Betim já recebeu uma pequena parcela da verba indenizatória da Vale no início de agosto. O recurso será utilizado para a execução da segunda etapa das obras da avenida sanitária Goiabinha e para demais intervenções no Bairro Citrolândia. 

Agora, com a consulta pública, os moradores elegem outras prioridades que serão executadas diretamente pela empresa na cidade. A ação faz parte do Termo Judicial de Reparação, assinado pelo Governo de Minas Gerais, pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública do Estado.

Para participar, o CPF tem que estar cadastrado no TRE

Para verificar se o CPF está cadastrado, basta acessar a seção “Título e local de votação - Consulta por nome” no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), utilizando o CPF no primeiro campo e preenchendo, em seguida, a data de nascimento e o nome da mãe. 

Caso a consulta seja concluída exibindo o CPF como um dos dados cadastrais, significa que o documento consta na base de dados da Justiça Eleitoral e, portanto, não há necessidade de seguir para o próximo passo. Se o cidadão identificar que seu CPF não está cadastrado, ao seguir o passo anterior, poderá realizar a inserção por meio do "Atendimento on-line - Título Net", também no site do TRE-MG, até a próxima quinta-feira (30/9). 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)