(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

No Dia da Árvore, 2 mil mognos podem ter sido queimados em incêndio

Pastagens também foram queimadas e os criadores de distritos de Caratinga estão sendo obrigados a vender o gado a preço baixo, já que não há o que comer


21/09/2021 19:37 - atualizado 21/09/2021 19:51

Gavião carcará em meio às cinzas do incêndio florestal em Dom Lara, região de Caratinga
Gavião carcará em meio às cinzas do incêndio florestal em Dom Lara, região de Caratinga (foto: Super Canal Caratinga)
Na data em que se comemora o Dia da Árvore, estimativas dão conta que milhares de mognos podem ter sido queimados no incêndio florestal em Dom Lara e Dom Modesto, distritos de Caratinga. Ainda não há o total da área destruída pelo fogo, mas os moradores das duas comunidades contabilizam também muitos animais mortos.  Vários focos de incêndios continuam em Minas .
 
Adilson Rosa, que trabalha em uma propriedade rural em Dom Lara, disse que pelo menos 2 mil árvores de mogno viraram cinzas. “O pessoal da comunidade se reuniu pra apagar as chamas, mais de 50 pessoas, mas tava um vento muito forte e não tinha condições de apagar o fogo”, disse.

Leia também:  Novos focos de incêndio mobilizam bombeiros durante a noite no Taquaril


O grande problema para os pequenos produtores rurais foi a destruição das pastagens. Com isso, o gado ficou sem ter o capim, a sua principal fonte de alimentação. A solução encontrada foi vender os animais. “Muitos produtores estão vendendo o gado. E vendendo barato”, disse Adilson Rosa.
 
O fogo também atingiu uma área de preservação ambiental, queimando muitas espécies de plantas. Muitos animais silvestres também morreram queimados. Sebastião Lourenço, que nasceu no distrito de Dom Modesto, se emocionou ao encontrar animais queimados, como um tatu. “É de chorar, viu?”, disse ele.
 
A Polícia Militar Ambiental não sabe onde o incêndio começou. E também ainda não definiu o tamanho da área queimada. Nos próximos dias, será feito uma vistoria na área para dimensionar os prejuízos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)