(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Patos de Minas termina aplicação da 1ª dose em adultos

Segundo a prefeitura, já foram aplicadas mais doses do que o total estimado. 55% do público já está completamente imunizado.


18/09/2021 18:17 - atualizado 18/09/2021 18:38

Em Patos de Minas, doses estão sendo aplicadas de domingo a domingo.
Em Patos de Minas, doses estão sendo aplicadas de domingo a domingo. (foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A prefeitura de Patos de Minas afirmou neste sábado (18/9) que 101% do público adulto, com 18 anos ou mais, recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a COVID-19. O percentual ultrapassou 100%, já que houve mais aplicações do que a estimativa de 115.200 pessoas.  Considerando o esquema vacinal completo, segunda dose ou dose única, 55% dos adultos já estão completamente imunizados.
 
O prefeito Luís Eduardo Falcão (Podemos), comemorou o percentual. "Mais gente do que esperávamos, isso é bom demais. Significa o retorno à normalidade em breve e proteção de todos. É importante lembrar que não acabou. Os cuidados ainda são necessários", ressaltou.
 
Apesar de o percentual superar 100%, acredita-se que ainda existam pessoas que não tomaram a primeira dose da vacina. Esse público, considerado faltoso, continua sendo convocado pela prefeitura. No Brasil, a vacinação é facultativa. 
 
O município continua focado na aplicação da segunda dose e se prepara para ministrar a terceira dose em idosos e imunissupprimos. Na quarta-feira (15/9), foi aberto o cadastro para vacinação dos adolescentes, de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades. Em nota, a prefeitura informou que seguirá a recomendação de não vacinar aqueles que não possuem comorbidades, mas manterá o cadastro para convocações futuras, ou seja, caso haja mudança na recomendação do Ministério da Saúde.
 
REDUÇÃO DOS CASOS
 
Patos de Minas confirmou apenas dois casos de COVID-19 no boletim epidemiológico da última sexta-feira (17). Esse é o menor número registrado em 2021. 
 
Apesar do avanço da vacinação as medidas preventivas, como uso de máscara e higienização, devem continuar. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, sete patenses estão internados, sendo cinco deles em estado grave na UTI. Outras 66 pessoas estão com o vírus ativo e cumprem quarentena domiciliar.
 
Desde o início da pandemia, 545 patenses perderam a vida para a COVID-19. 96,44% dos infectados conseguiram vencer a doença, ou seja, 16.789 curados.
 
Na rede pública, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) são habilitados para receber pacientes de COVID-19. Na tarde de sexta-feira (17), 4% dos leitos clínicos e 10% dos leitos de UTI estavam ocupados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)