UAI
Publicidade

Estado de Minas 60 CONTAMINADOS

Idoso de 80 anos morre vítima de surto de COVID-19 em asilo de Uberaba

Ao todo, 51 dos 59 internos de instituição no Triângulo Mineiro foram contaminados; nove funcionários também testaram positivo para a doença


31/08/2021 18:19 - atualizado 31/08/2021 19:08

Asilo em Uberaba registrou surto de contaminação de COVID-19(foto: Creative Commons/Divilgação)
Asilo em Uberaba registrou surto de contaminação de COVID-19 (foto: Creative Commons/Divilgação)
Um idoso de 80 anos morreu na manhã desta terça-feira (31/8) em Uberaba. Ele é um dos 60 contaminados em surto de COVID-19 registrado em um asilo na cidade do Triângulo Mineiro. O senhor ficou internado durante oito dias na UTI do Hospital Regional José Alencar antes de falecer hoje.
 
O idoso de 80 anos era hipertenso e, antes de se contaminar com a COVID-19, estava em tratamento de anemia e úlcera gástrica. As informações foram passadas por Oscarina Silva, do Lar Lição de Vida, onde ocorreu o surto da doença.
 
Ao todo, de 59 idosos da instituição, 51 foram contaminados pelo vírus. Também testaram positivo para COVID-19 nove funcionários: dois da cozinha, seis cuidadoras e uma enfermeira. Todos fora vacinados com as duas doses. 
 
De acordo com a chefe da Seção de Vigilância de Agravos da Secretaria de Saúde, Isabela Lacerda Rodrigues da Cunha, que acompanha a situação, cinco idosos seguem internados: quatro no Hospital Regional, sendo um em UTI, e o outro, na UTI do Hospital São Domingos.
 
Os idosos internados estão estáveis.
 

Surto

 
A instituição continua interditada pela Vigilância Sanitária para novas admissões. “Há espaço amplo e casas separadas, o que permitiu o isolamento dos positivos e as providências de controle da situação", explica Isabela da Cunha.
 
"O abrigo tem cuidadora exclusiva para o acompanhamento dos idosos não infectados, com cuidados redobrados no isolamento desses em relação aos contaminados. Está havendo também a sanitização periódica das instalações do lar, conforme recomendado pela Vigilância Sanitária”, complementou a chefe da seção.
 
A descoberta do surto ocorreu quando a direção do local acionou o Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde no dia 20/8 (uma sexta-feira) para informar sobre o afastamento de um funcionário com suspeita da doença e o encaminhamento de um interno para Unidade Pronto Atendimento (UPA).
 
No dia 23, com todos os internos e funcionários sintomáticos testados, foram constatadas 23 contaminações. Um dia depois, o número subiu para 50.  
 
O asilo foi interditado pela Vigilância em Saúde no dia seguinte, na quarta-feira (25/8), quando foram identificados que 44 internos e seis funcionários (um da cozinha e cinco cuidadoras) estavam contaminados.
 
A direção do Lar Lição de Vida informou que a instituição precisa de doações de água de coco, frutas e o que puder ajudar os internos. Para doar é preciso entrar em contato pelo telefone (34) 3338-3698.
 

Covid-19 em Uberaba

 
Segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite de segunda (30/8), de um total de 95 leitos UTI/COVID que estão disponíveis neste momento para pacientes graves, 54 estão ocupados. 
 
Em relação aos leitos de enfermaria/COVID, a situação é a seguinte: 131 leitos disponíveis e 34 pacientes internados.
 
Desde o início da pandemia, em Uberaba, foram contabilizados 39.433 casos positivos da doença, sendo que 1.276 pessoas morreram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade