(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CELEBRAÇÃO

Missa celebrada por dom Walmor encerra homenagens a Padre Eustáquio

Segunda-feira (30/8) foi marcada por diversas cerimônias no memorial dedicado ao Beato e na porta da igreja que leva o nome do religioso


30/08/2021 21:43 - atualizado 30/08/2021 21:43

Celebração ao dia do Beato Padre Eustáquio reuniu fiéis em missa presidida por dom Walmor Oliveira
Celebração ao dia do Beato Padre Eustáquio reuniu fiéis em missa presidida por dom Walmor Oliveira (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A segunda-feira (30/8), assim como no último fim de semana, foi de homenagens ao dia do Beato Padre Eustáquio. Durante o dia, os fiéis puderam visitar o memorial dedicado ao religioso holandês, respeitando todos os protocolos de distanciamento. Carros que passaram na porta da igreja onde Padre Eustáquio está enterrado também receberam bênçãos. A programação foi encerrada com uma missa presidida pelo arcebispo metropolitano de BH, dom Walmor Oliveira.

A celebração que, inicialmente, não receberia público, contou com a presença de alguns fiéis, que adotaram o distanciamento de segurança, além do uso de máscaras. O respeito aos protocolos foi elogiado pelo reitor do santuário, padre Vinícius Maciel. A missa também foi transmitida pela TV Pai Eterno e do Canal Padre Eustáquio, no YouTube. Teve também quem preferiu acompanhar a celebração do lado de fora da igreja.

Alguns fiéis acompanharam a missa do lado de fora da Igreja Padre Eustáquio
Alguns fiéis acompanharam a missa do lado de fora da Igreja Padre Eustáquio (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Dom Walmor, durante a missa, enalteceu a figura de Padre Eustáquio, que faleceu em 1943 e foi beatificado há 15 anos, em uma cerimônia histórica realizada no Mineirão. O arcebispo metropolitano de BH disse que a população precisa olhar para figuras admiráveis, como o religioso holandês, por inspiração. 

"É voltar o nosso olhar para uma figura admirável. Nós estamos em um tempo que precisamos voltar nosso olhar para figuras admiráveis, porque precisamos de inspiração. Não podemos correr o risco e nos deixar arrastar por figuras que não inspiram amor, cordialidade, paz e compreensão. Por isso, celebrar a festa do Bem-Aventurado Padre Eustáquio, para todos nós, significa contemplar uma figura que nos inspira", disse.

O arcebispo também destacou palavras de esperança, que a população seja missionária da saúde e da paz, lema de Padre Eustáquio. Dom Walmor disse que todos podem levar o otimismo para quem precisa de um alento na vida, principalmente em tempos de COVID-19.

"A gente sabe que uma palavra pode nos levantar. Quando alguém diz alguma palavra que devolve esperança, aquele coração se ilumina e o caminho se refaz", concluiu.

Nesse domingo (29/8),  uma carreata percorreu  pelas ruas de Belo Horizonte com a imagem de Padre Eustáquio. Quem não pôde seguir o cortejo, montou um altar na porta de casa. Já nesta segunda, o  dia começou com fila  para visitar o memorial do Santuário Arquidiocesano da Saúde e da Paz. Grupos de 50 pessoas puderam entrar mediante aferição de temperatura corporal, seguindo todos os protocolos sanitários.

(Com informações de Gustavo Werneck)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)