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Estado de Minas BELO HORIZONTE

Kalil sobre escape no Anel: 'Até licitar em Brasília, nem meu neto vai ver'

Acordo entre o poder Executivo e o governo federal 'transferiu' a responsabilidade da obra, que custará R$ 3,5 milhões


29/08/2021 12:08 - atualizado 29/08/2021 12:47

Obra para diminuir acidentes no Anel Rodoviário será tocada pela Prefeitura de BH(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Obra para diminuir acidentes no Anel Rodoviário será tocada pela Prefeitura de BH (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), explicou, neste domingo (29/8), o que levou a administração municipal a assumir a construção de uma área de escape no Anel Rodoviário, em trecho que está na Região Oeste da cidade. Na semana passada, o poder Executivo municipal fechou acordo com o governo federal para tocar as intervenções. De acordo com Kalil, a transferência foi para dar agilidade ao processo.

O acordo foi fechado em conversa com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

"É uma obra relativamente simples. Conversei com o ministro Tarcísio e pedi a ele que a prefeitura pudesse fazer, porque até licitar em Brasília e fazer, nem meu neto vai ver, para variar. O ministro foi muito gentil e falou 'pode fazer e resolver, que a papelada segue'", disse Kalil, durante evento para celebrar parceria entre as gestões de BH e Contagem.



As obras da área de escape dependem de licença ambiental. O aval, segundo Kalil, deve ocorrer em prazo entre 50 e 60 dias. "Tendo a licença, que é a própria prefeitura que libera, vamos começar imediatamente".

Esperança é 'descida do Betânia' mais segura 

Serão 300 metros de área de escape, feita de concreto e com camadas de brita. A expectativa é que o mecanismo ajude a evitar acidentes no trecho chamado de "descida do Betânia", entre a BR-040 e o Bairro Betânia, próximo ao acesso do Buritis. Se houver problemas no freio, os veículos vão poder usar o espaço.

Os trabalhos estão orçados em R$ 3,5 milhões, custeados pela prefeitura. O convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o município já está sendo preparado e deve ser assinado nos próximos dias.

A minuta dará o sinal verde para a contratação e execução do projeto, que foi elaborado pela BHTrans. A intervenção será conduzida pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). A expectativa é que os trabalhos, com máquinas na pista, durem cerca de três meses.


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