(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vacina: 'Quem não tomar na data marcada, vai ficar na fila', diz PBH

Secretário de Saúde de BH, Jackson Machado, informou que cerca de 30 mil pessoas não tomaram a segunda dose do imunizante na capital


27/07/2021 17:41 - atualizado 27/07/2021 18:21

Prefeitura de BH alerta para a importância de a população tomar a segunda dose da vacina(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Prefeitura de BH alerta para a importância de a população tomar a segunda dose da vacina (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

A necessidade de tomar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 foi reforçada nesta terça-feira (27/07) pelo secretário de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado. Ele afirmou que a quantidade de postos de repescagem diminuiu e, “quem não tomar no dia que está marcado, tem chance de ficar mais tempo na fila esperando”.

“É muito importante que as pessoas procurem tomar a segunda dose e na data que está marcada no cartão. Agora, mais do que nunca, quem não tomar na data marcada, vai ficar na fila”, reiterou.

De acordo com o secretário de Saúde, em Belo Horizonte, cerca de 30 mil pessoas não tomaram a segunda dose. “Não é muito, mas é o suficiente para ter uma faixa etária a mais (a ser vacinada). Não podemos ficar com essas vacinas ociosas sabendo que tem pessoas que precisam ser vacinadas”, disse.

A reportagem do Estado de Minas questionou a PBH se o número de 30 mil se refere às pessoas que já passaram da data de tomar e não tomaram ou se esse número inclui gente que ainda está com data posterior a ser vacinada.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte respondeu que são cerca de 26 mil pessoas, entre trabalhadores da saúde e idosos, que por algum motivo ainda não tomaram a segunda dose da vacina CoronaVac. Com relação ao imunizante AstraZeneca, cerca de 8 mil pessoas não compareceram às unidades para receber a segunda dose. Ao todo, são 34 mil pessoas.

Além disso, o EM perguntou qual faixa etária a mais seria liberada para a vacinação com essas 30 mil doses. A prefeitura respondeu que já está utilizando essas doses em pessoas de 36 e 37 anos.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)