(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVOS HORÁRIOS

Novo decreto flexibiliza o funcionamento do comércio em Araxá

Queda nos indicadores da COVID-19 permitiu a mudança. Toque de recolher continuará valendo entre 0h e 5h


16/07/2021 20:20 - atualizado 16/07/2021 20:22

Decreto nº 380 muda o horário de funcionamento do comércio em geral e do toque de recolher em Araxá(foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)
Decreto nº 380 muda o horário de funcionamento do comércio em geral e do toque de recolher em Araxá (foto: Prefeitura de Araxá / Divulgação)


A prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, publicou na tarde desta sexta-feira (16/07) um novo decreto, que flexibiliza o horário de funcionamento do comércio geral e do ramo alimentício. 
 
Segundo a prefeitura, a flexibilização se deve à redução no número de novos casos de COVID-19 em Araxá e a diminuição na taxa de ocupação de leitos.
 
A partir de hoje, as atividades comerciais em geral poderão funcionar de segunda a sexta-feira até às 18h, e aos sábados das 8h às 17h. Aos domingos e feriados permanece fechado.
 
Já para os shoppings e galerias, o horário permitido para o funcionamento volta a ser das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos e feriados. 
 
As praças de alimentação destes centros de compras permanecem funcionando até 22h diariamente, mas agora com permissão para consumo no local. 
 
O horário de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, lanchonetes, sorveterias, hamburguerias e similares foi estendido em uma hora e agora poderão atender clientes de maneira presencial até às 23h. 
 
Para todos os estabelecimentos do ramo alimentício, após o horário de funcionamento previsto, é permitida apenas a venda remota (delivery), sendo proibido tanto o consumo quanto a retirada no local. 
 
Será permitida a entrada de crianças em estabelecimentos varejistas do ramo alimentício acompanhadas de pais. Antes, menores de 12 anos não poderiam adentrar nestes estabelecimentos. A única exigência é o uso obrigatório de máscara a partir de 2 anos de idade  . 
 
O toque de recolher também será mantido, porém passa a valer da meia-noite às 5h. A exceção é para comparecimento a consultas e exames, bem como aos locais de trabalho permitidos neste horário e as atividades de delivery. 
 
A Fiscalização Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde permanece atuando no atendimento de denúncias em relação ao não cumprimento das medidas previstas tanto no decreto, quanto no Protocolo Sanitário para Alimentos e Bebidas.

Estabelecimentos flagrados em desacordo com o estabelecido poderão ser interdidatos por 15 dias e multados em 50 UFPA's (Unidade Fiscal do Munícipio de Araxá), o equivalente a R$ 2.807,50.
 
O telefone do call center da fiscalização é o (34) 9 9257-1122.
 
Boletim da pandemia 
 
Desde segunda (12/7) até nesta sexta-feira (16/7), em Araxá foram 296 notificações positivas para a COVID-19, 45 a menos do que no mesmo período da semana anterior. O número de casos na cidade vem caindo gradativamente.
 
Nas últimas 24 horas, foram 33 novas confirmações para a doença e nenhum óbito foi registrado.
 
A ocupação dos leitos de UTI está em 65%, com sete leitos disponíveis e 13 ocupados com nove pacientes de Araxá, três de Ibiá e um de Perdizes.
 
Dos 26 leitos clínicos da cidade, 15 estão ocupados com 10 pacientes de Araxá, três de Ibiá, um de Pratinha e um de Santa Juliana.
 
Ao todo, a cidade contabiliza 13.625 casos confirmados e 220 óbitos. Atualmente, 414 pessoas estão em recuperação, sendo monitoradas pela secretaria de Saúde.
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)