(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

Após perder o filho para COVID-19, idosa se emociona ao tomar segunda dose

Gilcineia Fernandes recebeu vacina complementar da AstraZeneca no Centro de Saúde Marco Antônio Menezes, na Região Leste de BH


15/07/2021 09:41 - atualizado 15/07/2021 10:54

Gilcineia Fernandes, de 61 anos, chorou a morte do filho enquanto aguardava vacinação em BH(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Gilcineia Fernandes, de 61 anos, chorou a morte do filho enquanto aguardava vacinação em BH (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

 
Faz quatro meses que Gilcineia Fernandes perdeu o filho para a COVID-19. Portador de diabetes, ele perdeu a vida aos 41 anos. Nesta quinta-feira (15/7), a idosa de 61 anos foi uma das pessoas imunizadas com a segunda dose da vacina da AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) em Belo Horizonte. 

"É um alívio muito grande. A dor que eu carrego é diária e muito pesada. Eu não posso lembrar dele que me emociono", disse, com os olhos marejados, a moradora do Bairro Floresta, na Região Leste da capital.

Gilcineia compareceu logo cedo ao Centro de Saúde Marco Antônio Menezes, na Avenida Petrolina, Bairro Horto Florestal, na mesma região da cidade. A fila na unidade era formada por aproximadamente 20 pessoas por volta das 9h.

"Foi até rápido. Tomei a primeira dose aqui e a segunda também", afirma a idosa, que seria a próxima imunizada quando a reportagem esteve no local. 
 
Administrador de empresas Luiz Antônio Lobo fala em manter os cuidados mesmo com segunda dose(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Administrador de empresas Luiz Antônio Lobo fala em manter os cuidados mesmo com segunda dose (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
 

O administrador de empresas Luiz Antônio Lobo, também de 61, estava mais no fim da fila. Apesar disso, ele não via a hora de se livrar da virose de vez.

"É um momento bastante aguardado, sem dúvidas. Agora, depois da vacinação, é manter os cuidados para não facilitar", afirmou. Ele, felizmente, não perdeu parentes próximos para a doença. 

O cronograma da Secretaria Municipal de Saúde prevê, ainda nesta semana, a imunização das pessoas de 41 anos com a primeira dose nesta sexta (16/7); enquanto os idosos de 60 completam o esquema vacinal neste sábado (17/7).

De segunda a sexta, a prefeitura abre os pontos fixos e extras às 7h30, com expediente até 16h30. Já os drive-thrus funcionam das 8h às 16h30.

Já aos sábados, os serviços abrem no mesmo horário, mas encerram o trabalho às 14h. No site da PBH, o cidadão consulta os locais de vacinação.

Como sempre, o morador precisa levar a carteira de identidade, CPF e o comprovante de endereço. Só pode se imunizar quem não recebeu outra vacina nos últimos 14 dias e não teve sintomas da COVID-19 nos últimos 30.

Vacinômetro


População aguarda sua vez para completar esquema vacinal no Centro de Saúde Marco Antônio Menezes, na Avenida Petrolina, em BH(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
População aguarda sua vez para completar esquema vacinal no Centro de Saúde Marco Antônio Menezes, na Avenida Petrolina, em BH (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

 
Belo Horizonte chegou à marca de 1.265.756 vacinados contra a COVID-19 com a primeira dose nessa quarta (14/7). Outras 465.345 pessoas receberam a segunda.

Portanto, a capital mineira vacinou 55,07% do seu público-alvo com a primeira injeção. Por outro lado, 20,7% desse mesmo contingente completou o esquema vacinal.

Em relação ao boletim anterior, a prefeitura contabilizou mais 15.638 aplicações de vacinas em BH: 4.559 de primeira etapa e 11.079 de segunda.

Segundo números da prefeitura, 70.082 profissionais da educação tomaram a primeira dose do imunizante. Na mesma toada, 10.248 gestantes e puérperas receberam a injeção inicial.

Além deles, 198.914 trabalhadores da saúde, 18.667 servidores da segurança pública, 465.739 idosos acima de 60 anos e 205.629 pessoas do grupo de risco, deficientes e beneficiários do BPC receberam a injeção.

A população entre 43 e 59 representa 260.964 dos vacinados. Outros grupos, como os garis e os motoristas de ônibus, receberam 35.513 injeções de primeira dose.

A cidade recebeu 2.212.687 vacinas até aqui. A PBH não informa mais quantas doses recebeu de cada fórmula.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)