
Segundo informações da Fundação Cultural Calmon Barreto, que administra os museus Dona Beja, Sacro, Legislativo, da Imagem e do Som e Centro de Referência da Cultura Negra, os horários de funcionamento destes espaços culturais são: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Já os museus Calmon Barreto e Memorial Araxá passam por readequações e ainda serão reinaugurados, ainda sem data definida, e em novos espaços.
Cuidados contra COVID
Além dos novos horários e da limitação do número de visitantes, a fundação adotou outros cuidados sanitários. Todos os visitantes terão a temperatura aferida na entrada dos museus, que vão disponibilizar álcool em gel e exigir o uso da máscara.
“As normas visam a proteção e a segurança das equipes de trabalho e público. A Vigilância Sanitária realizará visitas periódicas para fiscalização”, assegurou a Prefeitura de Araxá, por meio de nota.
Continua sendo possível conhecer os espaços culturais de Araxá sem sair de casa. O interessado deve acessar o site da fundação (clique aqui) e clicar na opção ‘Tour Virtual’, no lado superior direito. Em seguida, é só escolher o museu desejado e conferir todos os ambientes em 360 graus.
Ocupação de UTIs perto do limite
As internações em leitos de UTI/COVID de Araxá, no entanto, continuam preocupantes. Desde fevereiro, as taxas variam próximas à ocupação máxima.
Segundo o boletim divulgado pela gestão municipal nesta terça-feira (6/7), 80% dos leitos da unidade intensiva estão ocupados. Enquanto isso, a enfermaria voltada para a doença registra 73% de ocupação.
Desde o início da pandemia, foram contabilizados na cidade 13.171 casos positivos do novo coronavírus, sendo que 213 pessoas morreram.
Vacinação chega a 56 anos
Araxá imunizou nesta terça-feira (6/7) pessoas a partir de 56 anos. Além desse público, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana também ocorre a vacinação de:
- gestantes (com e sem comorbidades)
- puérperas
- lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto)
- caminhoneiros
- trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso
- trabalhadores da indústria e construção civil (por idade)
- além de pessoas a partir de 55 anos
“A aplicação da 2ª dose também prossegue, sendo que a imunização por faixas etárias vai sendo realizada de acordo com novas remessas de doses pelo Governo de Minas Gerais. A expectativa é que mais de 6 mil pessoas recebam a 1ª dose do imunizante contra COVID-19 até o fim da próxima semana”, diz nota da prefeitura.
De acordo com o Vacinômetro do município, atualizado pela última vez nessa segunda-feira (5/7), foram distribuídas 61.416 doses da vacina contra COVID-19, sendo que 49.069 já foram aplicadas - 36.100 referentes à 1ª dose, e 12.467, à aplicação complementar.
