(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REABERTURA GRADUAL

Museus de Araxá reabrem em novos horários e com até 5 visitantes

No último mês, foi registrada redução de novos casos da doença na cidade, mas ocupação de UTI/COVID continua perto do limite


06/07/2021 17:25 - atualizado 06/07/2021 18:29

Em setembro de 1965, o casarão localizado na praça Cel. Adolpho foi transformado no Museu Regional Dona Beja (foto: Fundação Cultural Calmon Barreto/Divulgação)
Em setembro de 1965, o casarão localizado na praça Cel. Adolpho foi transformado no Museu Regional Dona Beja (foto: Fundação Cultural Calmon Barreto/Divulgação)
Os moradores e turistas de Araxá, no Triângulo Mineiro, estão com uma opção a mais de cultura e lazer. Os museus da cidade foram reabertos com novidades para cumprir medidas sanitárias de prevenção à COVID-19 - entre elas, novos horários e limitação no número de visitantes. Apesar da reabertura, as taxas de UTI para tratamento da doença continuam perto da lotação máxima.
 
Segundo informações da Fundação Cultural Calmon Barreto, que administra os museus Dona Beja, Sacro, Legislativo, da Imagem e do Som e Centro de Referência da Cultura Negra, os horários de funcionamento destes espaços culturais são: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
Já os museus Calmon Barreto e Memorial Araxá passam por readequações e ainda serão reinaugurados, ainda sem data definida, e em novos espaços.
 

Cuidados contra COVID

 
Além dos novos horários e da limitação do número de visitantes, a fundação adotou outros cuidados sanitários. Todos os visitantes terão a temperatura aferida na entrada dos museus, que vão disponibilizar álcool em gel e exigir o uso da máscara
 
“As normas visam a proteção e a segurança das equipes de trabalho e público. A Vigilância Sanitária realizará visitas periódicas para fiscalização”, assegurou a Prefeitura de Araxá, por meio de nota.
 
Continua sendo possível conhecer os espaços culturais de Araxá sem sair de casa. O interessado deve acessar o site da fundação (clique aqui) e clicar na opção ‘Tour Virtual’, no lado superior direito. Em seguida, é só escolher o museu desejado e conferir todos os ambientes em 360 graus.
 

Ocupação de UTIs perto do limite

 
As internações em leitos de UTI/COVID de Araxá, no entanto, continuam preocupantes. Desde fevereiro, as taxas variam próximas à ocupação máxima. 

Segundo o boletim divulgado pela gestão municipal nesta terça-feira (6/7), 80% dos leitos da unidade intensiva estão ocupados. Enquanto isso, a enfermaria voltada para a doença registra 73% de ocupação.
 
Desde o início da pandemia, foram contabilizados na cidade 13.171 casos positivos do novo coronavírus, sendo que 213 pessoas morreram.
 

Vacinação chega a 56 anos

 
Araxá imunizou nesta terça-feira (6/7) pessoas a partir de 56 anos. Além desse público, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, nesta semana também ocorre a vacinação de:

  • gestantes (com e sem comorbidades)
  • puérperas 
  • lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto)
  • caminhoneiros
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso 
  • trabalhadores da indústria e construção civil (por idade) 
  • além de pessoas a partir de 55 anos
 
“A aplicação da 2ª dose também prossegue, sendo que a imunização por faixas etárias vai sendo realizada de acordo com novas remessas de doses pelo Governo de Minas Gerais. A expectativa é que mais de 6 mil pessoas recebam a 1ª dose do imunizante contra COVID-19 até o fim da próxima semana”, diz nota da prefeitura.
 
De acordo com o Vacinômetro do município, atualizado pela última vez nessa segunda-feira (5/7), foram distribuídas 61.416 doses da vacina contra COVID-19, sendo que 49.069 já foram aplicadas - 36.100 referentes à 1ª dose, e 12.467, à aplicação complementar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)