(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Com 100% dos leitos UTI ocupados, Passos amplia horário de supermercados

Novo decreto vale a partir deste sábado; município está na onda vermelha do Minas Consciente, mas pode regredir para a onda roxa se números da COVID piorarem


19/06/2021 12:23 - atualizado 19/06/2021 12:48

Em Passos, novo decreto mantém o município na onda vermelha; Santa Casa está com os leitos de UTI 100% ocupados por pacientes(foto: SCMP/Divulgação)
Em Passos, novo decreto mantém o município na onda vermelha; Santa Casa está com os leitos de UTI 100% ocupados por pacientes (foto: SCMP/Divulgação)
A Prefeitura de Passos editou um novo decreto que vale a partir deste sábado (19/06). Os supermercados e comércios do setor ficam autorizados a funcionar de segunda a domingo das 6h às 22h, vetado o consumo de alimentos no interior dos estabelecimentos a partir das 19h.

Entre outras exigências, há limitação quanto à quantidade de pessoas no interior das unidades, calculada em relação ao número de caixas/cabines de pagamento em funcionamento, respeitando o multiplicador máximo de cinco pessoas para cada caixa em operação, considerando-se aqueles em efetivo funcionamento no momento, ou uma pessoa.

Nas padariais, o consumo de alimentos também só é permitido até as 19h. Após esse horário, apenas no sistema delivery.

O comércio em geral poderá funcionar se segunda a sábado, das 6h às 18h. No final de semana passado, em razão do Dia dos Namorados, o horário foi estendido pelo município até as 19h.

Passos continua na onda vermelha do Programa Minas Consciente, mas o município, a qualquer tempo, poderá regredir para a onda roxa por determinação do Governo de Minas, caso os indicadores de avaliação epidemiológica ativos continuem a aumentar. 

Segundo a prefeitura, a migração para a onda roxa se dará de forma automática sem necessidade de expedição de novo Decreto, devendo ser estritamente observadas as diretrizes da Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19.

Bares, restaurantes e lanchonetes poderão funcionar de segunda a domingo, até as 19h, Após esse horário, apenas delivery (sem retirada no balcão) , até as 23h59.

O novo decreto proíbe a prática de esportes coletivos, em área  privadas ou públicas, em decorrência da impossibilidade de manutenção do distanciamento como forma de controle e prevenção do contágio.

Atividades religiosas, celebrações, cultos ou missas poderão ocorrer diariamente até às 21h, com intervalo mínimo de 2 minutos entre as celebrações.

COVID em Passos


De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nessa sexta-feira (18/06) à noite, desde o início da pandemia Passos registrou 262 mortes, 8.916 casos positivos de COVID-19, 8.401 casos recuperados, 211 em recuperação e 42 hospitalizados. Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), apenas um paciente aguardva um leito para internação.

De acordo com o boletim da Santa Casa de Misericórdia de Passos, na sexta, a taxa de ocupação dos leitos para a COVID-19 na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) era de 100%. Já a taxa de ocupação de enfermaria COVID-19 era de 78%.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)