(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

MP recomenda suspensão de vacinação para pessoas de 50 a 60 anos em Itaúna

População denuncia possível "link paralelo" no cadastramento para receber as vacinas. Prefeito não deve acatar recomendação do Ministério Público


17/06/2021 17:59 - atualizado 17/06/2021 18:25

Vacinação pode ser interrompida em Itaúna(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Vacinação pode ser interrompida em Itaúna (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

O Ministério Público de Minas Gerais recomendou à Secretaria Municipal de Saúde e ao Poder Executivo de Itaúna, cidade da Região Centro Oeste de Minas, a suspensão da vacinação contra COVID-19 para pessoas de 50 anos ou mais, que está marcada para a próxima semana – segunda (21) e terça-feira (22).

A recomendação acontece um dia depois de denúncias de que haveria um link paralelo ao site oficial da prefeitura de Itaúna para o cadastro de vacinação.
 
O site da prefeitura de Itaúna – itauna.mg.gov.br – ficou fora do ar durante toda a manhã dessa quarta-feira (16/6) devido às tentativas de acesso da população.

O cadastro para as duas mil doses de vacinas (1.260 da Pfizer e 740 da AstraZeneca), que estava aberto para pessoas de uma faixa etária de 50 a 60 anos (última idade vacinada no município), foi esgotado em poucos minutos.
 
A resposta do município, ainda na tarde de ontem, às denúncias de irregularidades foi de que o site teria sofrido "milhões de acessos" e que o "link paralelo" realmente estaria acessando diretamente a página do formulário do site, mas teria sido divulgado por pessoas que fizeram o cadastro e compartilharam o link.

De acordo com a justificativa da prefeitura, não teria havido participação de funcionários públicos nesta divulgação do link paralelo.

O Ministério Público recomenda ainda que seja esclarecido qual foi o procedimento de cadastramento da população, encaminhando documentação comprobatória, com um prazo de 24 horas para encaminhamento da documentação solicitada e para resposta se a recomendação será acatada ou não.
Recomendação do Ministério Público para suspender vacinação em Itaúna/MG(foto: Reprodução)
Recomendação do Ministério Público para suspender vacinação em Itaúna/MG (foto: Reprodução)
 

Prefeito não deve acatar recomendação

Uma reunião acontece nesta tarde entre representantes do Ministério Público, o secretário de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, e integrantes do setor de TI do município para tratar sobre a recomendação.
 
O Secretário de Saúde de Itaúna, Fernando Meira, afirmou ao Estado de Minas que pretende esclarecer a situação com o MP e que acredita que a suspensão seria prejudicial ao processo de vacinação no município.

"Temos ciência dos problemas que aconteceram no dia de ontem (16/6) em relação ao cadastro de vacinação para pessoas acima de 50 anos, porém, sabemos da lisura do processo e da impossibilidade de ter ocorrido algum tipo de fraude ou de manipulação desse cadastro. Iremos nos reunir com o MP juntamente com o procurador geral e o pessoal da TI, quando teremos a oportunidade de apresentar todos os relatórios referentes aos acessos realizados, ao tipo de cadastro que é feito e esperamos que com isso a gente consiga esclarecer as dúvidas existentes e consigamos alterar essa recomendação do Ministério Público, visto ao provável impacto sanitário e o impacto que um cancelamento dessa monta teria na vida de tantas pessoas aqui do município", explicou o Secretário.
 
Fontes da prefeitura disseram que o prefeito de Itaúna, Neider Moreira (PSD), não estaria disposto a acatar a recomendação do MP. Uma resposta oficial da prefeitura deve ser divulgada ainda hoje.
 

Confusão para o cadastro

A grande procura dos moradores de Itaúna pela vacinação contra COVID-19 para pessoas com 50 anos completos ou mais tirou do ar o site da prefeitura e gerou indignação e denúncias de fraude. Apenas duas mil doses de vacinas foram disponibilizadas para a população de 50 a 60 anos.

As denúncias surgiram depois que pessoas começaram a compartilhar em grupos de WhatsApp uma mensagem com endereço na web com acesso direto para o link do formulário de cadastro.
 
Confira a mensagem compartilhada com o link de acesso ao formulário:
Link direcionava o acesso diretamente para o formulário de cadastro para vacinação(foto: Reprodução da internet)
Link direcionava o acesso diretamente para o formulário de cadastro para vacinação (foto: Reprodução da internet)
 
 
Diante das reclamações e denúncias que foram feitas durante todo o dia nas redes sociais, a vereadora Márcia Cristina (PATRIOTA) registrou, ainda na tarde de ontem (16/6), uma denúncia no Ministério Público pedindo apuração sobre o suposto "link paralelo"

Milhões de acessos e link para o cadastro

A prefeitura de Itaúna emitiu uma nota de esclarecimento informando que houve "milhões de acessos ao site" causando a queda e instabilidade do mesmo.

De acordo com a nota, "pessoas de outras cidades, que não se atentaram às informações de que o cadastro era exclusivo apenas para moradores de Itaúna, tentaram se inscrever e sobrecarregaram o sistema, gerando lentidão e quedas de conexão".

A prefeitura reconheceu que o link realmente estava direcionando para o formulário de cadastro de vacinas, mas que foi compartilhado por pessoas que conseguiram fazer o cadastro e não por funcionários da públicos.
 
Normalmente, entretanto, conforme a imagem abaixo, a medição do tráfego do site da prefeitura é de 88mil acessos por mês.
Média de acessos no site da prefeitura de Itaúna é de 88 mil/mês(foto: Reprodução/Traffic overview)
Média de acessos no site da prefeitura de Itaúna é de 88 mil/mês (foto: Reprodução/Traffic overview)
 

Outros problemas

O anúncio de que o cadastro para pessoas com 50 anos ou mais seria aberto nessa quarta-feira, foi feito somente na manhã de terça-feira (15/6).

A divulgação informou que o cadastro seria aberto a partir das 8h. Entretanto, somente a partir das 7h da quarta-feira foi disponibilizado link no site da prefeitura com a informação de que o cadastro seria aberto a partir das 9h, e não a partir das 8h, conforme havia sido divulgado.

A instabilidade no site começou por volta das 8h e durou por toda a manhã de quarta-feira.

Apenas 2 mil doses das vacinas Pfizer (1260 doses) e AstraZeneca (740 doses) foram disponibilizadas.
 

Veja algumas manifestações da população de Itaúna e denúncias de fraude:

População denunciou possível fraude e link paralelo para cadastro da vacinação contra Covid em Itaúna(foto: Redes sociais/Reprodução )
População denunciou possível fraude e link paralelo para cadastro da vacinação contra Covid em Itaúna (foto: Redes sociais/Reprodução )
 
Indignação tomou conta das redes sociais em Itaúna ontem contra possível fraude em cadastro para vacinação contra Covid(foto: Redes sociais/Reprodução)
Indignação tomou conta das redes sociais em Itaúna ontem contra possível fraude em cadastro para vacinação contra Covid (foto: Redes sociais/Reprodução)
 

Confira a nota da prefeitura na íntegra:

A Prefeitura de Itaúna vem a público esclarecer que o site oficial www.itauna.mg.gov.br, utilizado para cadastramento de pessoas com 50 anos completos ou mais para vacinação contra a Covid-19, apresentou grande instabilidade devido a MILHÕES de acessos simultâneos desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 16/06.

Pessoas de outras cidades, que não se atentaram às informações de que o cadastro era exclusivo apenas para moradores de Itaúna, tentaram se inscrever e sobrecarregaram o sistema, gerando lentidão e quedas de conexão.

Outro esclarecimento a ser feito é o fato de que pessoas que conseguiram fazer o cadastro compartilharam em redes sociais os links de inscrição por conta própria, não significando assim nenhuma fraude por parte do município ou de algum de seus servidores.

Os cadastros para as 2.000 doses disponíveis já se encontram encerrados e será necessário aguardar a chegada de novas doses para nova abertura aos interessados.
 
Confira a íntegra da recomendação do Ministério Público:  


Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação

Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)