(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Vacinação em Itaúna: acesso de pessoas acima de 50 anos causa pane em site

Redes sociais da prefeitura receberam comentários revoltados; segundo a assessoria do Executivo, os mais de 2 milhões de acessos deixaram o site instável


16/06/2021 11:39 - atualizado 16/06/2021 16:19

Site da Prefeitura apresentou instabilidade, no cadastramento da vacinação da COVID-19(foto: Prefeitura Municipal de Itaúna/Reprodução )
Site da Prefeitura apresentou instabilidade, no cadastramento da vacinação da COVID-19 (foto: Prefeitura Municipal de Itaúna/Reprodução )
A Prefeitura de Itaúna liberou o cadastramento para vacinação da COVID-19 na faixa etária de 50 anos ou mais, nesta quarta-feira (16/6). Mas o site teve mais de 2 milhões de acessos e ficou fora do ar durante muito tempo, o que dificultou para muita gente conseguir se cadastrar. 
 
No Instagram da Prefeitura, comentários mostravam a revolta das pessoas informando que a prefeitura trocou o horário de inicio do cadastramento na última hora, e o site ficou instável desde as 8h, impedindo o acesso.

Alguns comentários diziam que, em um link divulgado por terceiros, estava sendo possível fazer o cadastro, mas, ao ser aberto, o suposto link já apontava inscrições esgotadas.
 
Edson Resende, lanterneiro, de 27 anos, contou que entrou no site da prefeitura às 7h50, para tentar fazer o cadastro para sua mãe, mas até o meio-dia, o site ainda constava "em manutenção", e não conseguiu preencher o formulário.

“É uma falta de consideração com a população itaunense. Perdi horas de trabalho, porque precisei ficar a manhã inteira vigiando o site, esperando funcionar para conseguir cadastrar minha mãe, e no final nada deu certo”, lamenta o lanterneiro.
 
Uma outra pessoa que não quis ser identificada, disse que entrou no site da prefeitura às 7h30, e por volta das 8h o site começou a dar erro.

“Fiquei atualizando o site de minuto em minuto, e quando foi umas 9h consegui cadastrar meu pai através do site oficial da prefeitura. O número do protocolo dele foi o 309, não sei se estava sendo liberado por ordem decrescente, mas se tiver sido, significa que 309 cadastros já tinham sido realizados antes do meu”, explica.
 
O gerente de Comunicação da Prefeitura de Itaúna, Hermano Martins, explicou que foram disponibilizadas para esta faixa etária 2 mil doses, mas pessoas de outros estados estavam acessando o formulário de cadastro, e o servidor apresentou grande instabilidade.

“Com isso, foram mais de 2 milhões de acessos simultâneos, o que não era esperado, pois a população de Itaúna é composta por 98 mil pessoas, de acordo com o último censo do IBGE”, explica o gerente.
 
“Esta é a primeira vez que o site dá problema no processo de cadastramento, mas todos os formulários preenchidos hoje foram feitos pelo site oficial da prefeitura, nos momentos em que o site não estava instável, não houve vazamento ou compartilhamento de link, por outros canais'', afirma Hermano Martins.
 
O gerente faz uma ressalva sobre como a distribuição das doses de vacina está sendo desigual para os municípios: “Belo Horizonte está recebendo muito mais doses do que as outras cidades. Com essa diferença não está tendo vacina suficiente para todos”, observa Martins.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)