(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Kit intubação: secretário de Saúde de BH denuncia repasse menor de remédios

PBH vai comunicar a falta do recebimento de vacinas e menor quantitativo de remédios em kit intubação ao Ministério Público e ao Ministério da Saúde


15/06/2021 14:47 - atualizado 15/06/2021 17:56

Secretário Jackson Machado em entrevista coletiva na sede da PBH (foto: Alexandre Gusanshe/EM/D.A Press)
Secretário Jackson Machado em entrevista coletiva na sede da PBH (foto: Alexandre Gusanshe/EM/D.A Press)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) denuncia o envio para Minas de medicamentos que compõem o kit intubação em quantidades menores em relação a outros estados. A declaração foi dada pelo secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto, em entrevista coletiva na sede da prefeitura, nesta terça-feira (15/6).

Segundo ele, 50 mil pessoas deixaram de ser vacinadas em BH. De acordo com a administração municipal, o número de doses recebido este mês não é suficiente para a ampliação davacinação para novos grupos.

"Na última remessa do estado, esperávamos receber em torno de 70 mil doses, correspondente a 12% do que o estado recebeu. Recebemos, para nossa surpresa, 19 mil, ou seja, 3,3%", disse Jackson.

Segundo a PBH, o Ministério da Saúde estabeleceu dois critérios para os estados distribuírem as vacinas entre seus municípios: a população proporcional a cada público contemplado (tais como idade e comorbidade) e a adesão à campanha de vacinação da gripe em anos anteriores.

 

"Por esse critério, Belo Horizonte tem direito a algo em torno de 14% dos imunizantes destinados a Minas Gerais. Na semana passada, no entanto, o índice foi de 3,3% – sem que a administração municipal fosse comunicada previamente e nem apresentada qualquer justificativa", informou a prefeitura em nota.


"Apesar de BH representar uma população de 12% da população estadual", complementou o secretário. 


Ofício ao Ministério da Saúde e ao MP


Jackson Machado informou que a PBH está preparando um ofício para o Ministério da Saúde e o Ministério Público comunicando o ocorrido com as vacinas e, também, com o kit intubação.

"Nas últimas remessas do kit intubação, o estado foi contemplado com poucas doses de medicamento. O governo de Minas Gerais não está fazendo nada a respeito disso", disse o secretário. 

"Sabemos que o estado de São Paulo tem quase 10 mil leitos; Minas tem 4 mil leitos; Mato Grosso do Sul,  900 leitos. E o Mato Grosso do Sul recebe proporcionalmente uma quantidade muito maior de kit intubação do que São Paulo ou Minas Gerais", afirmou Jackson, se referindo a interesses políticos que pode estar ocorrendo. 

Cronograma para vacinação em MG 


Mais cedo, o governo de Minas anunciou o cronograma completo de vacinação contra a COVID-19 no estado. A previsão é vacinar, com a primeira dose, todo o público-alvo (mineiros com 18 anos ou mais) até outubro deste ano. 

O plano foi anunciado pelo secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, em uma apresentação seguida de entrevista coletiva. Ele frisou, contudo, que o cenário ainda é de perspectiva, a depender da distribuição do Ministério da Saúde.

O secretário afirmou que Minas deve receber cerca de 10% das doses distribuídas pelo ministério. Cerca de 38 milhões para junho; 35 milhões para julho; 68 milhóes para agosto; 62,5 milhões para setembro; e 65 milhões para outubro. (Com informações de Márcia Maria Cruz e Matheus Muratori)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)