(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

PBH vacinaria público de 53 a 55 anos com doses que estado não entregou

Em coletiva nesta terça (15/6), o secretário de Saúde de BH, Jackson Machado, informou que governo de Minas deixou de repassar à capital 50 mil doses de vacinas


15/06/2021 14:18 - atualizado 15/06/2021 17:58

População de BH foi privada de 50 mil doses de vacina, diz PBH (foto: Pixabay/ Reprodução)
População de BH foi privada de 50 mil doses de vacina, diz PBH (foto: Pixabay/ Reprodução)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) não deve convocar nenhuma faixa etária esta semana para vacinação. Foi o que anunciou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, em entrevista coletiva na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), nesta terça-feira (15/6), para tratar do quantitativo de doses da vacina contra a COVID-19 enviadas ao município na última semana.

De acordo com o secretário, BH deixou de receber 50 mil vacinas do governo de Minas. "Na última remessa do estado, a PBH esperava receber em torno de 70 mil doses, correspondente a 12% do que o estado recebeu. Recebemos, para nossa surpresa, 19 mil, ou seja, 3,3%", disse Jackson.

Segundo ele, o público de 53 a 55 anos sem comorbidades teria vacinado se o número combinado tivesse sido repassado.

PBH explicou que o Ministério da Saúde estabeleceu dois critérios para os estados distribuírem as vacinas entre seus municípios: a população proporcional a cada público contemplado (tais como idade e comorbidade) e a adesão à campanha de vacinação da gripe em anos anteriores.

 

"Por esse critério, Belo Horizonte tem direito a algo em torno de 14% dos imunizantes destinados a Minas Gerais. Na semana passada, no entanto, o índice foi de 3,3% – sem que a administração municipal fosse comunicada previamente e nem apresentada qualquer justificativa", informou a prefeitura em nota.


"Apesar de BH representar uma população de 12% da população estadual", complementou o secretário. 


A administração municipal também estuda a possibilidade de vacinar grávidas sem comorbidade. "Mas não temos vacina", complementou.

"Já fizemos vários esforços de cronograma de vacinação. Todos eles tiveram que ser abortados porque as regras não são cumpridas. Não vamos fazer cronograma", complementou.

Cronograma para vacinação em MG


Mais cedo, o governo de Minas anunciou o cronograma completo de vacinação contra a COVID-19 no estado. A previsão é vacinar, com a primeira dose, todo o público-alvo (mineiros com 18 anos ou mais) até outubro deste ano.

 

 

O plano foi anunciado pelo secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, em uma apresentação seguida de entrevista coletiva. Ele frisou, contudo, que o cenário ainda é de perspectiva, a depender da distribuição das doses pelo Ministério da Saúde.

O secretário afirmou que Minas deve receber cerca de 10% das doses distribuídas pelo ministério. Cerca de 38 milhões para junho, 35 milhões para julho, 68 milhóes para agosto, 62,5 milhões para setembro e 65 milhões para outubro.

Ao ser questionado sobre o anúncio do estado, o secretário de BH disse: "Temos condição perfeita de seguir qualquer determinação. Desde que nos enviem as doses. Se não nos enviarem, vai ser impossível seguir esse cronograma'', afirmou Jackson. 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)