(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

Minas Gerais ganha primeiro robô especializado em cirurgias ortopédicas

Equipamento permite uma operação mais precisa, e pode diminuir o tempo de recuperação dos pacientes


09/06/2021 10:33 - atualizado 09/06/2021 12:15

Robô que foi comprado é especializado em cirurgias ortopédicas(foto: Hospital São Lucas/Divulgação)
Robô que foi comprado é especializado em cirurgias ortopédicas (foto: Hospital São Lucas/Divulgação)
O Hospital São Lucas, na Região Hospitalar de Belo Horizonte, comprou o primeiro robô especializado em cirurgias ortopédicas da capital mineira. O equipamento é considerado como a tecnologia mais avançada do mundo, e foi batizado com o nome 'Rosa'.

Segundo o chefe de serviço de ortopedia do hospital, Juraci Rosa de Oliveira, o robô chegou em abril, e sua principal função é orientar o exato local onde será colocado o implante de prótese do joelho, de acordo com a ficha do paciente passada pelos médicos. Juraci ainda informa que o procedimento é gratuito.

O chefe de ortopedia conta ainda que a tecnologia ajuda os médicos a terem um resultado mais preciso da cirurgia, e contribui também para uma recuperação mais rápida do paciente. Até o momento foram realizadas oito cirurgias com o Robô, e todos os operados tiveram boa recuperação.

“O cirurgião consegue ter o desempenho máximo na cirurgia. Por meio de um sistema intuitivo que auxilia na tomada de decisões, ele pode planejar cortes precisos e validar o local exato da prótese, impedindo folgas e garantindo o correto ajuste à anatomia do paciente. Isso contribui para a maior eficácia e segurança do procedimento", disse Juraci Oliveira.

De acordo com o hospital, o robô foi desenvolvido pela multinacional Zimmer Biomet, e é um dos vários investimentos que o Hospital São Lucas tem realizado na área de inovação e tecnologia. O nome Rosa foi dado pela empresa de origem.

A cirurgia robótica vem crescendo cada vez mais no Brasil e, segundo dados de uma pesquisa feita pela empresa Intuitive Surgical, Minas Gerais é o terceiro estado que mais realiza procedimentos desse tipo no país.

O Hospital São Lucas tem quase um século de história e é considerada uma das instituições de saúde mais tradicionais de Belo Horizonte.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)