(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Vacinômetro em Uberlândia traz dados de imunizados na cidade

Ferramenta atende a recomendação do Ministério Público de Minas Gerais e do MP Federal dar transparência ao processo de vacinação, evitando fura-filas


11/05/2021 13:53 - atualizado 11/05/2021 14:51

Vacinômetro de Uberlândia traz dados dos imunizados e da dose que foi aplicada em cada um(foto: Reprodução/Prefeitura de Uberlândia)
Vacinômetro de Uberlândia traz dados dos imunizados e da dose que foi aplicada em cada um (foto: Reprodução/Prefeitura de Uberlândia)
É possível agora consultar informações de pessoas que foram vacinadas contra a COVID-19 em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, por meio do Vacinômetro local. A ferramenta atende a uma recomendação feita em abril pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Federal (MPF). O objetivo seria evitar que pessoas furassem filas e que houvesse maior transparência nas ações.
 
Segundo a prefeitura, a consulta pública traz informações gerais sobre os beneficiados, sem exposição de dados sensíveis em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).   

Na ferramenta, que foi colocada no ar nessa segunda-feira (10/5), constarão referências de cada um dos vacinados, como três dígitos finais do CPF, iniciais do nome, data e hora em que se vacinou, se recebeu primeira ou segunda dose, grupo prioritário ao qual pertence, faixa etária, local da aplicação, fabricante e lote da dose.
 
A ferramenta está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia, neste link.   

Recomendação


O documento que pedia a disponibilização de consulta de vacinados foi assinado pelo promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins e pelo procurador da República Cléber Eustáquio Neves.

Não existia suspeita sobre a vacinação local, contudo, a recomendação visava prevenir casos vistos em outras localidades de possível subversão da fila de vacinação.

Além disso, segundo os dois MPs, a medida é "ferramenta extra para garantia do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 pelo Ministério da Saúde onde se estabelecem ‘grupos prioritários’ e ‘grupos especiais’ a serem vacinados, além de medidas de precauções à administração da vacina”.
 

Cenário


Até agora, 120 mil pessoas receberam a primeira dose de imunizantes contra COVID-19 em Uberlândia e outras 52,5 mil já receberam a imunização completa contra a doença.

Foi iniciada nesta semana a vacinação com a primeira dose contra COVID-19 para pessoas de 55 a 59 anos de idade e pessoas com Síndrome de Down, além de pacientes renais crônicos que realizam diálises.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)