(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Minas tem mais mortes em três meses de 2021 do que em todo 2020

Estado vive pior momento desde o início da pandemia, há mais de um ano, e tem registrado recordes seguidos de novas mortes diárias


31/03/2021 19:13 - atualizado 31/03/2021 19:41

Em 2021, Minas já teve mais mortes por COVID-19 do que em 2020(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Em 2021, Minas já teve mais mortes por COVID-19 do que em 2020 (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Mais de um ano depois da detecção do primeiro caso de COVID-19, Minas Gerais está no momento mais grave da pandemia. Em meio à lenta vacinação, à disseminação de novas cepas e à sobrecarga nos hospitais públicos e privados, o estado registrou, em março, o recorde mensal de óbitos provocados pela doença. Os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nos últimos 31 dias notificaram que 5.767 pessoas perderam a vida após contraírem o vírus. Os três meses de 2021 totalizam 12.430 mortes, mais do que os 11.902 divulgadas ao longo de 2020.


Os números reais do mês mais mórbido da pandemia em território mineiro devem ser ainda mais preocupantes, já que a administração estadual geralmente precisa de pelo menos 24 horas para contabilizar os óbitos nas estatísticas oficiais. Ou seja, os dados divulgados nesta quarta-feira (31/3) não levam em consideração todas as mortes ocorridas nos dias anteriores.

Desde o início da pandemia, o governo estadual confirmou que 24.332 pessoas perderam a vida após serem infectadas pelo coronavírus. Em março, Minas registrou o terceiro recorde consecutivo na quantidade mensal de mortes. Foram 3.158 em janeiro e 3.505 em fevereiro.

Em média, foram confirmadas 186 mortes diárias por COVID-19 durante o mês passado - eram 125 em fevereiro. O recorde geral de novos óbitos em 24 horas também é de março: foram 479 ocorrências no último dia 27.

Onda roxa é aposta contra COVID


Para conter o avanço desenfreado do vírus e o aumento na demanda por hospitalizações, o governador Romeu Zema (Novo) e a cúpula da SES apostam na manutenção da “onda roxa” em 815 das 853 cidades mineiras pelo menos até 11 de abril.

A medida que restringe a circulação de pessoas foi expandida a todo estado há duas semanas e precisa de mais tempo para refletir nos indicadores epidemiológicos e hospitalares. Até por isso, os especialistas do governo creem que os óbitos diários não vão diminuir nos próximos dias.

“O óbito é o indicador mais tardio. Quando a gente vê o óbito se elevando, é um óbito de casos que foram internados há cerca de duas semanas. Então, a gente ainda verá o aumento de óbitos nessas regiões - ou pelo menos uma constância desses óbitos. Daqui a pouco, eles irão cair. No estado como um todo, há um aumento de óbitos de forma muito clara”, disse o secretário estadual de saúde Fábio Baccheretti.

A declaração faz referência à situação de 13 das 14 macrorregiões de saúde mineiras, que seguirão na onda roxa. Apenas 38 municípios poderão progredir à fase “vermelha” a partir da próxima segunda-feira.

“Os casos confirmados, que vão impactar nos hospitais e depois aumentar os óbitos, vêm também nessa crescente. Portanto, é um cenário nunca antes vivido pelo estado. É o pior momento da pandemia, muito vinculado às novas cepas que vêm circulando”, alertou o secretário.

A expectativa do governo é que o cenário geral melhore em breve, com a manutenção de medidas mais restritivas na maioria das cidades.

“Com essas regiões progredindo para a onda vermelha, vemos que a onda roxa é um sucesso, então a gente deve, daqui a pouco, ter esses indicadores (de casos e mortes) também regredindo no estado como um todo”, afirmou.

Perfil das vítimas

A maioria das mortes por COVID-19 em Minas Gerais são de homens: 13.441, contra 10.891 de mulheres. Segundo a SES, cerca de 71% dos que morreram tinham ao menos uma comorbidade.

Os fatores de risco mais comuns são cardiopatia (11.086 casos) e diabetes (7.705). Quase 80% dos óbitos no estado foram de pessoas com mais de 60 anos.

Perfil das mortes por COVID-19 em Minas Gerais(foto: Reprodução/SES)
Perfil das mortes por COVID-19 em Minas Gerais (foto: Reprodução/SES)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)