(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SITUAÇÃO ALARMANTE

COVID-19: Araxá está perto do colapso total de leitos

Taxa de ocupação de UTI/COVID está em 100% e de enfermaria/COVID em quase 90%; número de novos casos na cidade continua alto


19/03/2021 20:21 - atualizado 19/03/2021 21:17

A Santa Casa de Araxá é o único hospital do município e de toda a microrregião com vagas em leitos para pacientes com a COVID-19(foto: Facebook/Reprodução)
A Santa Casa de Araxá é o único hospital do município e de toda a microrregião com vagas em leitos para pacientes com a COVID-19 (foto: Facebook/Reprodução)

Araxá, no Alto Paranaíba, está perto do colapso total do sistema de saúde. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado no final da tarde desta sexta-feira (19/3) pela Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de UTI/COVID voltou aos 100% e 88% das vagas de enfermaria estão preenchidas.

De 20 leitos de UTI para pacientes com a COVID-19 disponíveis na cidade, 15 estão ocupados por moradores de Araxá e as outras cinco por pessoas da microrregião do município – quatro de Perdizes e uma de Pedrinópolis.

Araxá já havia registrado ocupação total de UTI/COVID na noite dessa terça-feira (17/3).

 
A cidade natal do governador Romeu Zema tem, neste momento, apenas três leitos de enfermaria disponíveis para pacientes com a COVID-19.

De 26 leitos disponíveis, 23 estão ocupados, taxa de 88,43%. Entre os pacientes dessa ala, 16 são de Araxá, quatro de Perdizes, um de Ibiá, um de Santa Juliana e dois de Pedrinópolis. 
 
No início da semana, a prefeitura disponibilizou mais quatro leitos de enfermaria na Santa Casa de Misericórdia, o que evitou nesta sexta-feira que o colapso não fosse praticamente total na cidade. 
 
A Santa Casa é o único hospital do município e de toda a microrregião que tem vaga em leitos para pacientes com a COVID-19.
 
Outro dado preocupante do último boletim epidemiológico diz respeito aos novos casos foram registrados: 128 nas últimas 24 horas, número considerado alto para o município.

Por outro lado, a notícia boa desta sexta-feira é que nenhum óbito causado pelo novo coronavírus foi confirmado na cidade.
 
Desde o início da pandemia foram contabilizados em Araxá 7.049 casos positivos da COVID-19, sendo que desses 93 pessoas morreram e 6.068 se recuperaram. 
 
Primeira parte do boletim epidemiológico de Araxá divulgado no final da tarde desta sexta-feira (19/3)(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Primeira parte do boletim epidemiológico de Araxá divulgado no final da tarde desta sexta-feira (19/3) (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
 
 
Segunda parte do boletim epidemiológico de Araxá divulgado no final da tarde desta sexta-feira (19/3)(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Segunda parte do boletim epidemiológico de Araxá divulgado no final da tarde desta sexta-feira (19/3) (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
 
 

Falta de profissionais 

 
A secretária de Saúde de Araxá, Diane Dutra, afirmou que a falta de profissionais vem impedindo uma ampliação de leitos na Santa Casa de Araxá para pacientes com a COVID-19. 
 
“Temos conversado muito com toda a categoria, mas todos estão esgotados. Não é questão de remuneração, mas sim de cansaço físico, mental, psicológico. Temos toda a estrutura física necessária, mas falta a principal: a humana. E, infelizmente, os últimos dias têm sido desgastante", disse.
 
E essa não é a única preocupação, destaca Diane Dutra. "Além disso, a falta de medicamentos e de insumos hospitalares também preocupa toda a rede de saúde do estado”, ressalta.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)