(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIRALIZOU

PM investiga conduta de sargento que exalta Deus durante exercício; veja

Vídeo de militar mostra exercício de ordem-unida; fato ocorreu em Montes Claros


16/03/2021 14:13 - atualizado 26/03/2021 23:18

(foto: Reprodução)
(foto: Reprodução)

 

Diz um velho ditado que um elefante incomoda muita gente e que dois elefantes incomodam muito mais. Neste caso, foi apenas um vídeo que viralizou na internet e causou polêmica e constrangimento. Nele, um sargentoinstrutor da Polícia Militar comanda um exercício de ordem-unida, mas parece se transformar em uma espécie de pastor evangélico, dada a exaltação que faz a Deus.

A maneira como ele falava e gritava, dirigindo-se à tropa, chamou a atenção. A impressão é que está em uma pregação.



O fato ocorreu na 11ª Companhia PM, em Montes Claros. Segundo nota assinada pelo comandante-geral do 11º regimento de Polícia Militar (RPM), coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos, o fato está sendo apurado. 

Veja a nota, na íntegra: 

“Chegou ao conhecimento deste Comando Regional, por meio de um vídeo postado em redes sociais, a realização de exercícios de ordem-unida, na 103ª Companhia de Ensino e Treinamento, subordinada ao Estado-Maior desta 11ª RPM, supostamente em desacordo com o preconizado nos manuais da PMMG. 

 

 

 

Informações preliminares imputam que a ação foi de iniciativa e conduzida deliberadamente por um militar pertencente à referida Companhia, sem que tenha sido  planejada ou aquiescida pelo respectivo Comando.

 

Ressalte-se que assim que tomou conhecimento, o Comandante da Unidade determinou, de pronto, a instauração de procedimento para apuração dos fatos. Reafirmamos que a Policia Militar ratifica o seu respeito à pluralidade de  crenças para a manutenção da democracia e dos direitos individuais e coletivos, e não coaduna com ações que tentam sobrepor a esse principio constitucional.”

 

A nota é datada de 15 de março, tendo chegado à redação do Estado de Minas às 22h56 dessa segunda-feira, data da assinatura. 

O vídeo

O vídeo chega a ser constrangedor para os alunos que estão começando na Polícia Militar. O instrutor está em um pedestal e fala aos policiais. Começa citando a PM, mas, logo em seguida, bradando, fala algumas frases, como se fosse um pastor.

 

"Esse é o dia que o senhor fez. Por isso devemos estar alegres, felizes, porque ele nos abençoou e nos trouxe até aqui. Entendido? Façam continência ao Senhor.”


Em seguida, ele grita: “Não se esqueçam que foi o Senhor que abriu as portas para que estejamos aqui hoje. Toda autoridade é instituída por Deus, e vocês, como autoridade policial militar, são servos do Senhor altíssimo, para fazer a vontade de Deus.”

 

E emenda, no final, quando pede para que os soldados façam flexão: “Em homenagem ao Deus todo poderoso, vamos fazer flexão”. Nesse instante, quando os policiais flexionam o braço para baixo, têm de gritar “Deus é bom”. E quando erguem novamente: “O tempo todo.”

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)