(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Fotos retratam primeira noite de toque de recolher em Nova Lima

Prefeitura decretou medida restritiva nessa segunda (8/3) para conter proliferação do novo coronavírus


09/03/2021 22:16 - atualizado 09/03/2021 22:35

Ver galeria . 14 Fotos Terça (9/3) marcou o primeiro dia de vigência da medida decretada pela prefeitura para frear a proliferação do novo coronavírusAlexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Terça (9/3) marcou o primeiro dia de vigência da medida decretada pela prefeitura para frear a proliferação do novo coronavírus (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )

 

Ruas desertas e pressa para chegar em casa. Dessa maneira, Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciou seu toque de recolher nesta terça (9/3) para conter a pandemia da COVID-19.

 

A medida foi decretada pelo prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania) na noite dessa segunda (8/3). Em visita à cidade nesta terça, a reportagem do Estado de Minas flagrou pequenas movimentações por volta das 20h, horário em que a medida para frear o deslocamento de pessoas passa a valer.

 

O toque de recolher vai até as 5h enquanto vigorar.

 

Nova Lima deserta na noite desta terça (9/3)(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Nova Lima deserta na noite desta terça (9/3) (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
 

 

A maioria das pessoas nas ruas voltavam do trabalho. Muitas se apressavam para chegar em casa. Não houve registro de estabelecimentos abertos de maneira irregular.


Nas fotos, é possível ver uma academia funcionando com atividade coletiva. A prefeitura permite a prática, desde que respeitadas normas do programa Minas Consciente, do governo do estado, como a assinatura de um termo de responsabilidade por parte do estabelecimento.

 

Por outro lado, a Câmara da cidade estava em funcionamento. Funcionários foram flagrados trabalhando após as 20h.

 

A atividade legislativa não está entre os serviços essenciais listados pela prefeitura.

 

A reportagem procurou a Câmara por volta das 22h desta terça, após o horário comercial, e aguarda posicionamento. 

O decreto

De acordo com decreto da prefeitura local, apenas trabalhadores dos serviços essenciais podem se deslocar durante o toque de recolher.

 

Quem desrespeitar está sujeito a multa.

 

O trabalhador dos serviços essenciais deverá apresentar algum documento que comprove sua filiação à atividade em questão, como crachá, contrato ou carteira de trabalho.

 

Fazem parte dos serviços essenciais o setor de alimentos (bares e restaurantes só via delivery), serviços de saúde, bancos, construção civil, transporte público, postos de combustível, lavanderias e oficinas mecânicas.

 

O mesmo vale para indústrias da cadeia de atividades essenciais, serviços de TI, imprensa e serviços de interesse público (água, esgoto, funerárias, Correios etc.).

 

A prefeitura também proibiu o consumo de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes. Além disso, eventos públicos e privados estão vedados.

 

  

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)