(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Mariana e Ouro Preto escolheram mulheres para simbolizar ato da vacina

Idosa de 95 que já contraiu COVID-19 e enfermeira da linha de frente da Santa Casa de Ouro Preto são as escolhidas para ato simbólico de vacinação


19/01/2021 19:25 - atualizado 21/01/2021 16:27

A técnica de enfermagem da Santa Casa de Ouro Preto, Lilian Silva Alves foi a primeira a tomar a vacina contra a COVID-19(foto: Anne Souz)
A técnica de enfermagem da Santa Casa de Ouro Preto, Lilian Silva Alves foi a primeira a tomar a vacina contra a COVID-19 (foto: Anne Souz)
A vacina é a esperança de um novo início. Tenho muitas expectavas das coisas melhorarem da gente poder voltar a abraçar todo mundo”. Estas foram as primeiras palavras da técnica de enfermagem Lilian Silva Alves após receber a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais. 
 
O ato simbólico ocorreu na Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto nesta terça-feira (19/01). O local foi escolhido por ter sido o polo no atendimento de casos graves das cidades da região dos inconfidentes, que reúne Ouro Preto, Mariana e Itabirito. O hospital atuou durante esse período na linha de frente com cerca de 70 profissionais, nos 10 leitos de UTIs destinados aos pacientes da COVID-19.
 
De acordo com o secretário de saúde Tuiam Cerqueira, na primeira fase da vacinação, Ouro Preto vai receber do Ministério da Saúde 1.412 doses da vacina e vai vacinar primeiro os profissionais da saúde da linha de frente. 
 
Segundo o diretor da Santa Casa de Ouro Preto, Leonardo Brandão, a terça-feira foi marcada pela realização de um sonho, mas os cuidados de prevenção ainda são fundamentais para combater a transmissão do vírus. 
 
Estamos acordando de um pesadelo, mas não é o momento de relaxamento e sim das pessoas se resguardarem para quando chegar a hora de serem vacinadas, elas estarem bem para receber a dose”, disse.
 
Durante os 10 meses da pandemia, 600 pessoas passaram pela Santa Casa com suspeita de COVID-19. Dessas pessoas, 123 pessoas deram positivo para doença e foram tratados pela equipe do hospital e 62 morreram.

Idosa que venceu COVID-19 é a primeira a ser vacinada em Mariana


Dona Efigência dos Santos, de 95 anos é a primeira a ser imunizada em Mariana(foto: Divulgação/ Lar Santa Maria)
Dona Efigência dos Santos, de 95 anos é a primeira a ser imunizada em Mariana (foto: Divulgação/ Lar Santa Maria)
O sorriso no rosto de alegria e gratidão de dona Dona Efigência dos Santos, de 95 anos, após tomar a primeira dose da vacina contra a COVID-19 em Mariana, aponta uma nova fase na cidade na guerra contra o vírus.
 
De acordo com a assistente social e gerontologista do lar Santa Maria, Teresa Cristina, a escolha pela idosa para ser o símbolo de Mariana foi devido à resistência dela por já ter contraído o coronavírus, em maio de 2020, e ter conseguido sair ilesa.
 
“Mariana sempre foi lugar de pessoas fortes, assim como a Dona Efigênia. Na ocasião, ela e outros cinco idosos foram testados positivo e ela foi a que se recuperou mais rápido.  Os sintomas foram leves e nem tosse ela teve. Nada mais simbólico do que escolher ela.”, disse.

Ainda segundo a assistente social, dos 55 idosos da instituição, 14 deles tiveram COVID-19 durante o período de 10 meses.
 
No ato simbólico que ocorreu na área externa da instituição estiveram presentes, o prefeito interino de Mariana, Juliano Duarte, o Secretário de Saúde, Danilo Brito. 
 
De acordo com o secretário de saúde de Mariana, nesta primeira etapa de vacinação, a cidade recebeu 483 doses do imunizante que será distribuído em 100 doses para o lar Santa Maria; 190 doses para o Pronto atendimento Policlínica Municipal de Mariana; para a atenção primária serão 100 doses e no Hospital Monsenhor Horta, porta de entrada de tratamento da COVID-19, serão 93 doses.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)