(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROVAS NA PANDEMIA

PBH teme aumento dos casos de COVID-19 durante o Enem

Preocupação é que a realização das provas contribua com a disseminação do coronavírus na capital


08/01/2021 18:31 - atualizado 08/01/2021 19:36

Estudantes se aglomeram na chegada para provas na última edição do Enem. A PBH está preocupada com a disseminação do coronavírus, na edição deste ano(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 19/11/19)
Estudantes se aglomeram na chegada para provas na última edição do Enem. A PBH está preocupada com a disseminação do coronavírus, na edição deste ano (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press - 19/11/19)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) reuniu nesta sexta-feira (08/01) as secretarias de Planejamento, Saúde e Educação paa discutir a a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em meio ao avanço de casos de COVID-19. A preocupação é como realizar a prova diante das novas restrições impostas pelo decreto para conter o coronavírus, que passam a valer na próxima segunda-feira (11/1).
 

Procurada para falar sobre as ações que pretende adotar nos dias da prova, a PBH não confirmou se pretende tomar alguma medida para tentar adiar a aplicação do exame na capital. 

Quanto à preocupação com a disseminação do coronavírus durante a realização das provas, respondeu que “caberá ao Ministério da Educação, por meio do Inep, aplicar e fiscalizar o cumprimento de todas as medidas sanitárias nos locais de exame. À prefeitura, caberá o fornecimento de transporte público para viabilizar o deslocamento dos estudantes”.
 
No fim da tare desta sexta, a vereadora Duda Salabert, ao lado de seu partido, o PDT, anunciou que pretende ajuizar uma ação judicial pedindo o adiamento do exame. A parlamentar defende que as provas sejam aplicadas em maio — e não em 17 e 24 deste mês. Os riscos impostos pelo novo coronavírus, para ela, impedem a realização do teste.  

Adiamento das provas


O Enem está marcado para os domingos 17 e 24 de janeiro na versão impressa. Já a versão digital ocorre em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Ao longo da semana, vários estudantes têm feito manifestações nas redes sociais, pedindo o adiamento das provas. A hashtag #AdiaEnem esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter. A ação foi promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). 

Os jovens estão receosos com a possibilidade de contaminação do vírus, durante a realização dos testes, já que os números não param de subir no Brasil. Minas Gerais bateu novo recorde nesta sexta-feira (8/1), com 7.812 casos em 24h.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela prova, descarta um novo adiamento e afirma que medidas de prevenção serão tomadas para a realização das provas. 

Além das medidas sanitárias, como o uso obrigatório de máscara durante todo o exame, está prevista a reaplicação da prova para quem contrair doenças infectocontagiosas. Os estudantes que tiverem casos aceitos pelo Inep podem fazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro, mesma data em que o Enem é aplicado para pessoas com privação de liberdade.
 
*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)