(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EXAME NACIONAL

Cartão de inscrição do Enem será disponibilizado amanhã

As provas foram adiadas em decorrência da pandemia de COVID-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 deste mês e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro


04/01/2021 04:00 - atualizado 04/01/2021 07:02

Estudantes se aglomeram na chegada para provas na última edição do Enem: na versão que ocorre este mês, distanciamento e máscaras serão exigidos(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press %u2013 19/11/19)
Estudantes se aglomeram na chegada para provas na última edição do Enem: na versão que ocorre este mês, distanciamento e máscaras serão exigidos (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A Press %u2013 19/11/19)
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará a partir de amanhã o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. O cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante.

O documento também registra se o participante deve contar com atendimento especializado, e se deve ser tratado pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação das provas.

As provas do Enem 2020 foram adiadas em decorrência da pandemia de COVID-19 e serão realizadas nos dias 17 e 24 deste mês (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.
 
Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame. A recomendação é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Os participantes devem também manter distância uns dos outros.
 
Por ocorrer em meio à pandemia, o exame terá outra particularidade. Os participantes que forem diagnosticados com COVID-19 ou com outra doença infectocontagiosa, como sarampo, rubéola, varíola e influenza humana A e B, terão outra chance de fazer o exame, na reaplicação da prova. O atestado médico poderá ser enviado ao Inep pela página do participante até um dia antes da aplicação. Caso a doença seja confirmada no dia do exame, o participante deverá entrar em contato pelo telefone 0800616161.

NO COMPUTADOR 

O Enem 2020 será o pontapé inicial para uma série de mudanças no exame. Esta será a primeira vez que parte dos estudantes fará a prova na versão digital e que o resultado poderá ser usado para concorrer a vagas no ensino superior.  A intenção do Inep, que é o responsável pelo Enem, é que o exame se torne totalmente digital até 2026. As discussões e os testes para que isso seja possível ocorrem desde 2016. Nesta edição, essa mudança começa a virar realidade, 100 mil candidatos farão o exame digital de forma piloto. Os demais inscritos farão a prova em papel, como nos anos anteriores.

Assim como os demais itens do Enem, que passam por testes em escolas em todo o país para que seja verificada a dificuldade e mesmo se o item é capaz de medir o conhecimento dos estudantes, todos os pontos do exame digital também foram testados, diz a instituição. O sistema de correção da prova, que utiliza a chamada Teoria de Resposta ao Item, vai ser capaz de identificar assimetrias entre as provas em papel e as provas feitas o computador. 

FUTURO

 O ensino médio está passando por mudanças no Brasil. Desde a aprovação do chamado novo ensino médio, as escolas de todo o país estão se adequando a um formato que pretende aproximar os conhecimentos adquiridos em sala da vida dos estudantes e permitir que eles escolham áreas de estudo que têm mais afinidade. A formação terá uma parte do currículo comum e outra direcionada a um itinerário formativo, escolhida pelo próprio aluno, cuja ênfase poderá ser em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)