(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas #ADIAENEM

Em manifesto nas redes sociais, estudantes pedem adiamento do Enem 2020

Enem está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro na versão impressa; versão digital ocorre nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro


05/01/2021 10:25 - atualizado 08/01/2021 08:28

Participantes do Enem pedem adiamento da edição 2021 do exame(foto: Wikimedia Commons)
Participantes do Enem pedem adiamento da edição 2021 do exame (foto: Wikimedia Commons)
Desde a noite de ontem (04/01) uma hashtag está ganhando força no Twitter. A #AdiaEnem foi promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) por meio de um ‘twitaço’. Alunos e usuários da rede estão na corrente para pedir adiamento das provas que estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. 
 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece, normalmente, em outubro ou novembro do ano anterior, mas nesta edição, devido a pandemia, as provas foram adiadas para evitar exposição dos alunos.
 
Por meio de uma pesquisa, o MEC levantou a melhor data para remarcar as provas. 49,7% dos estudantes, preferiam que o Enem impresso fosse realizado nos dias 2 e 9 de maio e o digital nos dias 16 e 23 do mesmo mês, entretanto a decisão do MEC foi remarcar o exame para janeiro. 
 

 
A UNE fez alertas aos governantes a respeito do impacto que a educação teria com a pandemia e diz não ser ouvida.
 

 
Através da rede social, muitos usuários manifestaram apoio aos estudantes. A vereadora mineira Duda Salabert e a Deputada estadual de São Paulo, Isa Penna, foram alguns dos que se manifestaram em defesa dos estudantes.
 
 

 
A UBES listou alguns motivos para o adiamento da prova, dentre eles está a dificuldade de acesso ao ensino remoto, que foi e ainda é um problema para muitos estudantes brasileiros. A UNE também levantou essa questão em sua conta no Twitter.
 
 

 
A estudante Nataly Silva abordou a situação dos alunos de comunidades e favelas, que já enfrentam uma desigualdade de acesso às universidades, e tiveram o estudo e acompanhamento escolar prejudicados pela pandemia.  
 

 
Outros usuários também comentaram a hashtag e mostram apoio ao adiamento das provas do Enem. 
 

 
 
*estagiária sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)