(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DOAÇÃO DE SANGUE

Estoque de sangue da Fundação Hemominas é preocupante

Queda de doadores vem desde o início da pandemia


06/01/2021 10:24 - atualizado 06/01/2021 12:35

Estoque de sangue do Hemominas é preocupante(foto: Reprodução/Pixabay)
Estoque de sangue do Hemominas é preocupante (foto: Reprodução/Pixabay)
A Fundação Hemominas publicou nesta terça-feira (05/01) uma nota em seu site convocando doadores de sangue para reverter a atual situação de queda no estoque de sangue.

Segundo as informações fornecidas pela Hemominas, os estoques de sangue dos tipos positivos estão, em média, 50% abaixo do ideal. Os tipos O positivo e A positivo chegam a 60%. Enquanto os tipos negativos estão 40% abaixo, tendo o O negativo chegado a 50%. 

“Temos conhecimento que os estoques de sangue vêm sofrendo com a baixa no comparecimento de doadores desde o início da pandemia, não somente em Minas Gerais. Por isso, é de extrema importância que haja uma mobilização para que os hemocentros consigam reverter essa situação.” Diz Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas.

Em decorrência da pandemia da COVID-19, a Hemominas adotou algumas medidas de prevenção para dar segurança aos doadores. Entre as medidas adotadas, está o agendamento de horário para doação, a utilização do álcool 70% para higienização das mãos, o uso obrigatório de máscara e a organização das salas de espera e centro de coleta com um metro de distanciamento entre os doadores. 

Entre os requisitos básicos para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado no momento da doação, estar alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

Caso o candidato tenha sido infectado pelo vírus da COVID-19, ele fica inapto pelo período de 30 dias para a doação de sangue. Já os candidatos que tiveram contato com pessoas infectadas pelo vírus, são consideradas inaptas durante 14 dias após o último contato com essas pessoas.

As doações são agendadas online pelo site da Fundação Hemominas ou pelo aplicativo MGapp – Cidadão.

*Estagiária sob a supervisão do subeditor Daniel Seabra


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)