(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALÍVIO NA SAÚDE

UPA nunca usada em Uberlândia será transformada em clínica pediátrica

Atual convênio para atendimento infantil no município será finalizado a pedido da clínica que presta serviço à Prefeitura


18/12/2020 10:05 - atualizado 18/12/2020 12:08

Reforma na UPA foi iniciada e clínica deve funcionar em janeiro(foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
Reforma na UPA foi iniciada e clínica deve funcionar em janeiro (foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)
A estrutura nunca usada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pacaembuem Uberlândia, no Triângulo Mineiro, será reformada para a criação clínica infantil municipal e já pode funcionar no mês de janeiro de 2021. A UPA era uma das três obras previstas para a cidade, que prestariam atendimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região do Triângulo Norte.

O anúncio da nova unidade de saúde para atendimento pediátrico veio por meio de publicação do prefeito Odelmo Leão (PP) em redes sociais. Ele afirmou que foi procurado pela diretoria da Clínica Infantil Dom Bosco e informado de que não há mais interesse da instituição em seguir com o convênio com o município a partir do ano que vem. Esse convênio foi firmado inicialmente em 2013 e renovado ao longo dos anos para atendimento pediátrico de pacientes da rede pública de saúde.

Segundo o prefeito, a criação da nova clínica municipal foi discutida com o Ministério Público Federal, com quem foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), e também com o Conselho Municipal de Saúde, que aprovou a reforma da estrutura da UPA.

“Essas UPAs estão sob inquérito civil público. A prefeitura não poderia mexer nessas obras, então fizemos esse acordo (com Ministério Público)”, afirmou Leão.

Serão instalados de forma imediata 30 leitos de enfermaria, sendo dois de isolamento, para receber crianças de até 12 anos classificadas com casos leves a moderados. Situações de alta complexidade continuarão sendo direcionadas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

UPAs
Uberlândia teria quatro UPAs, que fariam parte da estrutura de atendimento local dentro do SAMU Triângulo Norte. Três dessas unidades teriam que ser construídas nas regiões Leste, Oeste e Norte da cidade. Na execução de uma delas, no Bairro Mansour, a obra não passou da armação de ferragens.

A UPA Norte, no Bairro Pacaembu, começou a ser erguida em 2014 e teve 95% das obras concluídas, ao custo de R$ 2,6 milhões, mas nunca funcionou. Houve desgaste do prédio ao longo dos anos pela não utilização e, por isso, será necessária a reforma para utilizar parte da benfeitoria como nova clínica infantil municipal.

Diante desses problemas e da discordância da atual administração sobre custos do SAMU para o município, o serviço não foi implementado em Uberlândia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)