(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANIFESTAÇÃO

Donos de bares e restaurantes protestam contra 'lei seca' em BH

Proprietários de estabelecimentos se manifestaram contra o decreto que suspende o consumo de bebida alcoólica nos locais. PBH afirmou que restrição continuará


09/12/2020 18:36 - atualizado 09/12/2020 19:00

Grupo de proprietários de bares e restaurantes se manifestou contra o decreto da PBH(foto: Reprodução/Instagram @espeteriacastelos2)
Grupo de proprietários de bares e restaurantes se manifestou contra o decreto da PBH (foto: Reprodução/Instagram @espeteriacastelos2)
Um grupo de donos de bares e restaurantes protestou, na tarde desta quarta-feira (9/12), na porta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), contra o decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD), que suspendeu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos. Os participantes do movimento listaram uma série de fatores para que a manifestação fosse realizada.

De acordo com os proprietários, mais de 14 mil bares e restaurantes estão sendo prejudicados com o decreto, que entrou em vigor na última segunda (7/12). Eles também argumentaram que mais de 75 mil famílias ficarão sem emprego e que músicos e equipes serão afetados, assim como fornecedores.

"Não somos culpados, não somos transmissores. Somos a favor da fiscalização e não do fechamento", dizia um dos panfletos distribuídos pelo grupo.

Restrição mantida

Em nota, a PBH informou que o decreto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos continua em vigor. O Executivo municipal também destacou que a restrição será mantida, em vista dos indicadores da semana, como por exemplo, a taxa de transmissão que está em 1,06, o que indica expansão da COVID-19, além do aumento na ocupação de leitos no sistema de saúde.

“Não há uma evolução nos indicadores da COVID-19 que permita novas flexibilizações no momento e não houve tempo necessário para novas avaliações sobre a flexibilização pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 da Prefeitura”, publicou.

Decreto


O Decreto 17.484 proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e afins. A medida foi tomada para tentar desacelerar os números da COVID-19 na capital, uma vez que, por exemplo, a taxa de ocupação de leitos vem subindo gradativamente.

Além de não poderem vender bebidas para consumo no local, os proprietários de bares, restaurantes, lanchonetes e cantinas não podem admitir que seus clientes bebam nas dependências do estabelecimento, ainda que tenham comprado em outro lugar. 

A restrição atinge também as feiras públicas e licenciadas e as praças de alimentação. A administração municipal também suspendeu o licenciamento de eventos gastronômicos, shows e espetáculos, inclusive os requerimentos já protocolados e ainda não respondidos pela prefeitura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)