(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Ipatinga: Restaurante Popular vai virar Centro de Tratamento da COVID-19

Obras no antigo Restaurante Popular de Ipatinga, no Novo Centro, estão sendo custeadas com recursos do Ministério da Saúde, destinados ao enfrentamento da COVID-19


26/11/2020 14:25 - atualizado 26/11/2020 14:46

Prédio do antigo Restaurante Popular estava abandonado; depois da reforma vai sediar o Ceac(foto: Divulgação PMI)
Prédio do antigo Restaurante Popular estava abandonado; depois da reforma vai sediar o Ceac (foto: Divulgação PMI)
O antigo Restaurante Popular de Ipatinga, no Novo Centro, está sendo reformado e em breve sediará o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19 (Ceac). As obras de reformas estão sendo executadas pela Prefeitura de Ipatinga, porque o prédio que abrigou o Restaurante Popular já não era utilizado para o propósito original, de acordo com a prefeitura, e será adaptado à nova finalidade na área de saúde, cumprindo esta função até que a vacina contra o Coronavírus esteja ao alcance da população.

A prefeitura lembra que o prédio do antigo Restaurante Popular ficou abandonado por vários anos, sendo inclusive ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. O principal objetivo do Ceac é o atendimento dos casos de síndrome gripal leve, causada ou não pelo novo coronavírus. A proposta é que o serviço componha o fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS), atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar.

Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Ceac vai minimizar, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os impactos decorrentes da pandemia. “Todos os atendimentos de pessoas com sintomas gripais – que hoje são feitos nas UBS’s - serão direcionados ao Ceac, onde será feita triagem, notificação, solicitação de exames e acompanhamento”, explica Érica Dias, secretária da SMS. 

O imóvel que vai sediar o Ceac possui aproximadamente 1.345 metros quadrados e no período em que ficou desativado, foi alvo de depredações e furtos de materiais. No local já não existia mais cabeamento elétrico. Também a rede hidráulica foi destruída. 

O Ceac será todo climatizado e terá seis consultórios médicos, laboratório, farmácia, sala de observação, copa, banheiros, sala de telemedicina, vestiários e salas de reuniões. As obras são custeadas com recursos COVID-19 disponibilizados ao município de Ipatinga pelo Ministério da Saúde. 

“É importante frisar que o Centro de Atendimento para Enfrentamento da COVID-19 é para a população de Ipatinga. Ele não se estende aos pacientes da microrregião em Saúde. A pactuação que nós temos estabelece que cada município com recurso para enfrentamento da COVID-19 crie seu Centro de Atendimento e encaminhe para a UPA somente os casos graves”, esclareceu Érica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)