Jornal Estado de Minas

É MENTIRA

Kalil não anunciou novo fechamento do comércio de BH

Circula nas redes sociais, nessa quarta e quinta-feira (19), um vídeo de uma entrevista do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), em que ele anuncia o fechamento do comércio na capital mineira. O Estado de Minas entrou com contato com a PBH, que desmentiu o fato.





Segundo a assessoria da prefeitura, o vídeo divulgado trata-se de uma gravação de uma entrevista de 26 de junho, em que Kalil falou sobre medidas de combate ao coronavírus.

Na época da entrevista, BH enfrentava os maiores índices da pandemia. Inclusive, pelo terceiro dia seguido, a cidade tinha batido o recorde na ocupação das UTIs para COVID-19.

Durante entrevista cedida em junho, ao anunciar o recuo no processo de reabertura do comércio de Belo Horizonte, Kalil criticou veementemente os ‘furões’ do isolamento. O chefe do Executivo municipal comparou a luta contra o coronavírus a uma guerra e ironizou quem “faz churrasco” e causa aglomerações durante este período de pandemia.





“Em 18 de março, avisei que estávamos em guerra. Faltou a muita gente a compreensão de que nós estamos em guerra. Eu nunca vi fazer churrasco em prédio em guerra, eu nunca vi correr em guerra”, criticou Kalil, em entrevista coletiva na época.

Apesar da preocupação, taxa de transmissão tem queda 

Apesar de a população estar preocupada com uma segunda onda de COVID-19, a taxa de transmissão do novo coronavírus apresentou queda pelo segundo dia consecutivo em Belo Horizonte.


'Não temos evidência de segunda onda no momento',
afirma secretário de Saúde de Minas
 
De acordo com o boletim publicado pela prefeitura na quarta-feira (18), o nível passou de 1,12 para 1,10. A semana começou com o número em 1,13. Apesar da redução, o alerta segue em ‘amarelo’.





Nesta quarta-feira (19/11), também circulou pelas redes sociais uma troca de mensagens descontextualizada, que afirmava que os hospitais da capital estariam lotados com pacientes com COVID-19. As unidades citadas negaram a superlotação. 
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19