(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Fake News: Hospitais negam superlotação e PBH desmente fechamento de comércio

Informações descontextualizadas circularam nas redes sociais nesta quarta-feira (18) e alarmaram a população


18/11/2020 18:59 - atualizado 19/11/2020 13:01

Conversas supostamente antigas viralizaram nesta quarta (18) sugerindo superlotação na rede hospitalar de Belo Horizonte(foto: Reprodução/WhatsApp)
Conversas supostamente antigas viralizaram nesta quarta (18) sugerindo superlotação na rede hospitalar de Belo Horizonte (foto: Reprodução/WhatsApp)
Circularam nas redes sociais nesta quarta-feira (18) informações descontextualizadas de uma suposta troca de mensagens entre médicos, sugerindo que hospitais de Belo Horizonte estariam com superlotação de leitos por pacientes com COVID-19. O Estado de Minas entrou em contato com redes de atendimento e teve acesso a boletins epidemiológicos que desmentem as trocas de mensagens que viralizaram.

 

A assessoria do Hospital Felício Rocho enviou boletim que demonstra que as internações por COVID-19 seguem dentro da normalidade e sem óbitos nos últimos 30 dias. A assessoria do Hospital Biocor, outro que é citado na troca de mensagens, também desmentiu a superlotação na unidade. 

 

Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde divulgado nesta quarta-feira informa que a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID da rede pública e suplementar do município está em 33,1%, dentro da margem recomendada e menor do que há 30 dias.

 

Comércio não será fechado novamente

 

Outra informação fora de contexto que alarmou a sociedade indicava que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciava o fechamento do comércio de Belo Horizonte. Trata-se de uma gravação de uma entrevista de 26 de junho, em que Kalil falou sobre medidas de combate ao coronavírus.

 

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Belo Horizonte negou que mudança foram feita nos protocolos adotados no município nesta quarta-feira (18).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)