Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Feriadão terá céu nublado, chuva e tempo bem fresco

Frente fria chega derrubando temperatura neste sábado e domingo em BH, e só perde força na próxima segunda-feira; mínima no estado deve descer a 12°C, e há possibilidade de temporais


31/10/2020 04:00 - atualizado 31/10/2020 07:38

Na capital, o tempo chuvoso tende a permanecer nos próximos dias, como ontem, com umidade intensa, segundo as previsões meteorológicas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Na capital, o tempo chuvoso tende a permanecer nos próximos dias, como ontem, com umidade intensa, segundo as previsões meteorológicas (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Com a mudança no tempo nesta sexta-feira em Belo Horizonte, neste sábado o tom acinzentado deve cobrir o céu na maior parte do dia. A chuva promete também predominar, se confirmadas as previsões meteorológicas. Os termômetros tendem a ficar em algum nível entre 17°C e 23°C, queda de 7°C. No domingo, a tendência se mantém, e os belo-horizontinos precisam se preparar para temperaturas mais baixas, de 15°C a 20°C, com chuvas especialmente no período da manhã.

A frente fria deverá perder força somente no feriado de segunda-feira, quando é celebrado o Dia de Finados, segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Climatempo. “Na segunda-feira, não deve haver chuva. O céu fica parcialmente nublado e a máxima já volta para ficar entre 25°C e 30°C”, afirma.

O céu teve muitas nuvens nesta sexta-feira e a temperatura ficou um pouco mais amena. As previsões são de que essas características sejam mantidas durante o feriado prolongado. Esse cenário é explicado devido à frente fria que vem atuando sobre o litoral do Sudeste do Brasil e que já começa a trazer impactos em Minas Gerais. Ela deve provocar chuva, acompanhada de queda brusca nas temperaturas.

Esse fenômeno resulta do que os meteorologistas chamam de zona de convergência do Atlântico Sul. “A umidade vinda da Amazônia em direção ao oceano se encontra e alimenta a frente fria. Por isso, vai provocar uma 'chuvarada' aqui em Minas durante o fim de semana”, explica Ruibran dos Reis.

Na sexta-feira, a temperatura mínima no início da manhã foi de 19°C. À tarde e à noite, houve chuvas, com ventos de intensidade até média. “Entre hoje (sexta-feira) e amanhã (sábado), há possibilidade de chuvas entre 30 e 35 milímetros na Grande BH, com alta nebulosidade”, comenta. Se concentradas, as chuvas podem ser de forte intensidade. Em 29 dias de outubro, a capital acumulou 104,2mm de chuva, 99,5% do total esperado para o mês. Há chances, portanto, de a média histórica ser ultrapassada.

PELO INTERIOR 

A frente fria já havia começado, setxa-feira, a impactar com mais intensidade o Sul de Minas Gerais e a Zona da Mata. “Nessas regiões, entre hoje (sexta) e amanhã (sábado), já há expectativa de chuva entre 35 e 40 milímetros, que podem ser fortes”, ressalta Ruibran dos Reis.

Além do tempo fechado e a chance de chuva que prevaleceram em praticamente todas as regiões do estado sexta, as temperaturas também entrarão em leve declínio. Sexta, a mínima foi de 12°C no Sul de Minas, e a máxima atingiu 35°C no Norte e no Vale do Jequitinhonha.

Os efeitos da frente fria avançam, neste sábado, sobre as demais localidades do estado. Há possibilidade de chuvas fortes no Sul, Zona da Mata, nas regiões Central, Leste, Norte e Noroeste, de acordo com o meteorologista. Nas duas últimas áreas, Ruibram Reis projeta precipitações entre 40 e 50mm, que podem ser extremamente fortes. Na média do estado, a temperatura máxima deve chegar a 32°C e a mínima estacionar em 12°C. 

Montes Claros, no Norte de Minas, é uma das áreas que podem ter altas precipitações e sofrer com tempestade(foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press %u2013 17/4/16 )
Montes Claros, no Norte de Minas, é uma das áreas que podem ter altas precipitações e sofrer com tempestade (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A Press %u2013 17/4/16 )

MUITA ÁGUA 

“Os modelos (meteorológicos) mostram que há chances de acumulação de 100mm na faixa Leste do estado, nas proximidades de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadares”, destaca Ruibran. “Se concretizado, pode provocar tempestades e causar problemas”.

A tendência é de que o tempo se mantenha preso a esse cenário no domingo, com a frente fria avançando ainda mais para as regiões Norte e Noroeste do estado. A temperatura mínima deve ficar em 11°C e a máxima em 31°C. Na segunda-feira, o tempo ficará mais ameno, com perda de força da frente fria em  toda a extensão de Minas. Estão previstas temperaturas máxima de 33°C e mínima de 10°C.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Marta Vieira

COMO SE PROTEGER

Orientações da Defesa Civil

•Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar em caso de chuva de granizo;
•Não permaneça em áreas abertas, como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
•Não se dirija ou permaneça em alto de morros, topo de prédios, torres de linhas telefônicas e de energia elétrica;
•Nunca se abrigue ou estacione debaixo de árvores;
•Procure estacionar em locais 
seguros e cobertos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade