(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Na noite do aniversário, idosa tem casa danificada por temporal em Contagem

Família trabalhava para reparar os estragos da última temporada de chuva no imóvel, quando ventania da noite passada arrancou a cobertura do imóvel e destruiu outros bens


15/10/2020 10:42 - atualizado 15/10/2020 14:59

Geralda das Graças Nestor na cozinha de casa, iluminada pela janela: danos do último período chuvoso(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Geralda das Graças Nestor na cozinha de casa, iluminada pela janela: danos do último período chuvoso (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


Geralda das Graças Nestor posa para uma foto em sua cozinha com paredes e pisos estourados no último período chuvoso. Com muita dificuldade, ela e o marido, de 78 anos, economizaram para fazer o telhado na laje da casa para que, nas próximas chuvas, a situação melhorasse. Porém, em menos de meia hora, com a chuva e a ventania que atingiu a Grande BH na noite dessa quarta-feira, todo o investimento foi perdido. Ontem, dona Geralda completou 71 anos e o presente foi a destruição de seu telhado, caixa d’água, antena de TV, o telhado do vizinho, infiltrações na laje e até um tanque de lavar roupas destruído. 



Contagem foi um dos municípios mais atingidos pelo temporal na noite passada. Geralda mora na Avenida Cantagalo, no Bairro Novo Riacho. A cobertura de alumínio do imóvel dela foi arrancada e foi parar na frente de outra casa. Uma foto que circula pelas redes sociais ilustra a cena. Até o início da manhã, segundo apurou o Corpo de Bombeiros, a via estrava interditada. 

Quando a reportagem do Estado de Minas chegou ao local, familiares e vizinhos da idosa se mobilizavam para tentar recuperar os itens que haviam ido parar na rua e outros quintais, além de fazer a limpeza do imóvel. 

Cobertura de alumínio foi arremessada contra a casa de um vizinho, que teve o telhado do imóvel danificado(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Cobertura de alumínio foi arremessada contra a casa de um vizinho, que teve o telhado do imóvel danificado (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


“Começou a dar aquela ventania, aí aquela chuva grossa e o vento veio só tirando as telhas. Aquele barulhão, a gente fechando as janelas lá de baixo, as meninas (netas do casal) chorando. Foi um Deus nos acuda”, contou a aposentada nesta manhã. Segundo ela, bastou meia hora para que toda a cobertura fosse levada. Houve uma verdadeira correria. Vizinhos gritavam assustados enquanto ela tentava impedir o marido de subir até a laje e tentava acalmar as netas, que choravam. Ela contou que está passando mal hoje, com hipoglicemia. 

Um tanque de lavar roupas novo foi quebrado na casa da dona Geralda(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Um tanque de lavar roupas novo foi quebrado na casa da dona Geralda (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)


“Minha casa deu infiltração com aquela chuvarada que deu (entre o fim de 2019 e início deste ano), está tudo estragado. Agora está tudo cheio de água, vai dar infiltração de novo e estragar o gesso. Eu espero que as autoridades deem uma força pra gente. Meu marido é aposentado e ganha pouco, tem problemas de saúde. Eu também tenho problemas de saúde. Não sei o que vai ser de nós daqui para frente”, lamentou. 

Ainda será difícil retomar a tranquilidade na casa da família em Contagem. Nesta quinta-feira, a previsão é de “perigo potencial” para novas tempestades de proporções semelhantes à de ontem em praticamente todo o estado, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, informou que "a ocorrência no Novo Riacho não foi registrada pelo sistema do órgão. No entanto, após levantamento, verificou-se que a demanda foi feita para a central de Belo Horizonte. Paralelamente a isso, a coordenação da Defesa Civil de Contagem já encaminhou uma vistoria para o local indicado."

Em razão da chuva forte desta quarta-feira (14), o órgão atendeu a dez chamadas relativas ao mau tempo, mas que não apresentaram riscos para os moradores. A população de pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)