(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA E SEGURANÇA

Com 120 câmeras de alta tecnologia, Programa Cidade Vigiada é lançado em Uberaba

Segundo informações, as câmeras são capazes de fazer leituras de placas de veículos e, desta forma, identificar se eles são produtos de furto ou roubo


09/10/2020 13:03 - atualizado 09/10/2020 13:21

As 120 câmeras do Cidade Vigiada foram instaladas em pontos estratégicos de Uberaba, de acordo com mapeamento de criminalidade da PM (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
As 120 câmeras do Cidade Vigiada foram instaladas em pontos estratégicos de Uberaba, de acordo com mapeamento de criminalidade da PM (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Em mezanino localizado no saguão da Prefeitura Municipal de Uberaba, a partir desta sexta-feira (9), começaram os trabalhos de equipe que vai monitorar 120 câmeras de segurança da Central de Monitoramento de Controle do Programa Cidade Vigiada. O lançamento do projeto aconteceu nesta sexta e contou com a presença de representantes dos órgãos de segurança do município de Uberaba, além de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo.  
Segundo informações da Prefeitura Municipal de Uberaba PMU), o investimento do projeto foi de cerca de R$ 2 milhões, sendo que o prefeito Paulo Piau fez um contrato de serviço com a Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), uma empresa mista, cuja PMU é a maior acionista. 
 
A implantação das câmeras - instaladas em pontos estratégicos do município, de acordo com mapeamento de criminalidade da PM - teve início em dezembro do ano passado.

Durante o lançamento do Cidade Vigiada, o secretário Municipal do Conselho de Segurança Pública, o capitão da PM, Roberto Alves de Oliveira disse que o projeto representa um novo patamar da segurança pública para a cidade de Uberaba. “É a tecnologia a favor da segurança. Uberaba, a partir de hoje (sexta-feira, 9) passa a fazer parte da qualidade da segurança pública das grandes capitais brasileiras”, ressaltou. 
 
O presidente da Codiub, Denis Silva, destacou, recentemente à imprensa de Uberaba, que o roubo ou furto de veículo é a porta de entrada para outros crimes, como, por exemplo, assaltos e sequestros, sendo que, desta forma, a Cidade Vigiada tem o objetivo também de prevenir e combater outros crimes. 

Tecnologia a favor da segurança

O Projeto Cidade Vigiada foi desenvolvido pela Codiub e vai funcionar 24h por dia. O seu painel de controle com 120 câmeras espalhadas por Uberaba é monitorado por agentes de segurança e emite um alerta quando acontece a passagem de algum veículo produto de furto ou roubo. A Secretaria de Defesa Social de Uberaba que vai gerenciar o projeto na cidade. 

Ainda de acordo com informações da Prefeitura de Uberaba, as 120 câmeras do Cidade Vigiada estão interligadas ao Sistema Hélios da PM, que, por sua vez, armazena dados de queixas de furtos e roubos de veículos de todo o país.
 
A Guarda Municipal está comandando a Central de Monitoramento, sendo que todas as informações estão integradas com a PM e também as polícias Rodoviária Estadual e Federal. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)