Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Alfenas registra aumento de mais de 100% nos casos em um mês

Santa Casa da cidade tem 60% de leitos ocupados; em um mês, município alcança maior alta de pessoas infectadas no Sul de Minas e prefeitura elabora novo decreto para os próximos feriados


08/10/2020 17:35 - atualizado 08/10/2020 18:00

Alfenas lidera alta de casos de COVID-19 registrados no Sul de Minas(foto: Gilson Leite/divulgação)
Alfenas lidera alta de casos de COVID-19 registrados no Sul de Minas (foto: Gilson Leite/divulgação)
A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas, está preocupada com o crescimento de casos de COVID-19 na cidade. O último boletim municipal mostra 1.451 pessoas infectadas e 40 mortes pela doença. O resultado apresenta alta de 118,52% em relação ao mês passado.

A Santa Casa da cidade já tem 60% de leitos ocupados. Com os dados em alta, a prefeitura publica novo decreto para os próximos feriados.

 

De acordo com a prefeitura, o boletim municipal é divulgado de dois em dois dias. O último resultado é dessa quarta-feira (7). Em relação ao dia 7 de setembro, a cidade registrou mais 787 casos. Na época, a cidade somava 662 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 26 mortes.

 

Segundo a Secretária de Estado de Saúde (SES), Alfenas teve a maior alta de casos de COVID-19 no Sul de Minas, no último mês, seguida de São Sebastião do Paraíso, Campo Belo, Passos e Varginha.

 

Neste cenário, a Santa Casa de Alfenas, que atende a cidade e municípios vizinhos, tem 60% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 42,5% dos leitos de enfermaria separados para COVID-19 ocupados. “É importante que as pessoas tenham consciência e evitem aglomerações”, ressalta Carlos Marcelo de Barros, diretor clínico.

 

Alfenas segue com barreiras sanitárias nas entradas da cidade, mas os casos de COVID-19 continuam crescendo. Preocupada com a situação, a prefeitura elaborou um novo decreto para os próximos feriados. Além do feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no próximo dia 12, Alfenas comemora 151 anos em 15 de outubro.

 

Com isso, entre 9 de outubro e 3 de novembro, clubes esportivos não poderão funcionar. O novo decreto também restringe a venda de bebida alcoólica e funcionamento de estabelecimentos comerciais até a meia noite.

 

Ainda de acordo com o documento, bares e restaurantes deverão fixar na entrada as regras de funcionamento estabelecidas pela Vigilância Sanitária. "O descumprimento acarretará a suspensão/cassação do alvará de funcionamento comercial", diz o documento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade