(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Animais

Seis pássaros silvestres são apreendidos na Zona da Mata mineira

Aves estavam com o condutor de uma Mercedes C180K, que apresentou nota fiscal de compra dos animais no valor de R$ 8,9 mil


01/09/2020 21:57 - atualizado 01/09/2020 22:10

Os pássaros apresentavam sinais de maus-tratos e foram levados ao Ibama(foto: PRF/Divulgação)
Os pássaros apresentavam sinais de maus-tratos e foram levados ao Ibama (foto: PRF/Divulgação)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Muriaé, na Zona da Mata mineira, apreendeu mais seis pássaros silvestres. Foram resgatados um tiriba-de-cara-suja, três araras canindé – dois filhotes e uma ave adulta –, um tucano-toco e uma ararajuba. A operação ocorreu em Laranjal, no km 738 da BR 116, na tarde dessa segunda-feira (31).

Segundo a PRF, o aumento nas apreensões está ligado à diminuição do trânsito nas estradas, devido à pandemia da COVID-19, o que possibilita triar e vistoriar um maior número de veículos durante as ações.

O condutor da Mercedes C180K, de 35 anos, declarou à PRF ter feito a compra das aves em Minas Gerais, mas não soube precisar em qual cidade.

Já a nota fiscal apresentada pelo homem, no valor de R$ 8,9 mil, foi emitida na cidade de Ibiúna (SP). Ele ainda informou que levaria os animais para Nova Friburgo (RJ).

Por não ter fornecido os dados do vendedor e não portar documentação para o transporte das espécimes, o homem foi conduzido para assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência e se comprometeu a comparecer ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Muriaé, onde vai responder pelo ocorrido com base na Lei de Crimes Ambientais.

Aves no Ibama


O transporte das aves era feito em condições inadequadas e sem documentação (foto: PRF/Divulgação)
O transporte das aves era feito em condições inadequadas e sem documentação (foto: PRF/Divulgação)
As aves, com sinais de maus-tratos, foram levadas pela Polícia Militar do Meio Ambiente para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Juiz de Fora.

Essa foi segunda apreensão na Zona da Mata ocorrida no último mês. Na penúltima ocorrência, 1.459 jabutis e oito pássaros cardeal foram resgatados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)