
Desde a última segunda-feira, as atenções da patrulha rural estão voltadas para esse roubo. As investigações fazem parte da Operação Safra Segura, que foi desencadeada em maio e vai durar até o final da colheita da safra de café.
Não havia pistas até que os policiais foram comunicados da existência de uma filmagem da ação dos bandidos. A vítima, proprietário da safra roubada, foi levada para assistir ao vídeo e reconheceu um dos homens, que tinha sido seu funcionário há alguns meses. De posse da identificação desse homem, ele é de Varginha, os policiais começaram a procurar pelo homem nos lugares que ele costuma frequentar.
O suspeito foi visto numa rua no Bairro Jardim Áurea. Ao avistar a viatura da PM, ele atirou um objeto, semelhante a um cigarro no chão, e tentou fugir. O objeto era um cigarro de maconha. Preso, o homem confessou o crime, afirmando aos policiais que tinha tido um comparsa na ação. No entanto, o nome e a localização de seu parceiro de crime não foram divulgados.
Depois disso, o suspeito levou os policiais onde estaria a mercadoria roubada. Nove sacas estavam em uma casa no Bairro Jardim Áurea, e outras três sacas estavam em outra casa.

Safra segur
A Operação Safra Segura 2020 tem como objetivo intensificar ações e operações com foco na prevenção e repressão a furto e roubo de café e seus insumos agrícolas em Minas e, consequentemente, contribuindo para a melhoria da sensação de segurança no ambiente rural.
Desde o início da operação, em maio deste ano, além das ações repressivas nas zonas rurais e abordagens a veículos de transporte de carga, principalmente nas estradas vicinais, objetivando evitar ou interceptar o transporte de produtos furtados ou roubados na região rural, a PM realiza visitas preventivas aos produtores rurais e proprietários de locais onde ocorrem o armazenamento, beneficiamento e comercialização do café.
Durante essas visitas, os militares orientam os proprietários, familiares e funcionários, sobre medidas de proteção e formas de acionamento da Polícia Militar em caso de ocorrência do delito. Vídeos com dicas de segurança também estão sendo divulgados pela PM.
A operação conta com o apoio dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Meio Ambiente (CPMAmb), Policiamento Rodoviário e de Aviação do Estado (COMAVE), em uma ação coordenada com a participação da inteligência da corporação, fundamental para a identificação de locais visados por criminosos e dos principais infratores envolvidos com delitos dessa natureza e dos locais de maior incidência de furto e roubo de café no estado.
