Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Sindilojas sobre a decisão da PBH de reabertura parcial: ''Estamos satisfeitos''

Presidente da entidade, Nadim Donato Filho, destacou reabertura do comércio às vésperas do Dia dos Pais: ''São três dias importantes''


04/08/2020 19:21 - atualizado 04/08/2020 20:05

Sindilojas e CDL/BH divergiram sobre flexibilização apresentada pela prefeitura(foto: Gladyton Rorigues/EM/D.A Press)
Sindilojas e CDL/BH divergiram sobre flexibilização apresentada pela prefeitura (foto: Gladyton Rorigues/EM/D.A Press)

 

O Sindicato de Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas) valorizou a flexibilização do comércio anunciada pela prefeitura nesta terça-feira (4). Para o presidente da entidade, Nadim Donato Filho, os três dias de reabertura antes do Dia dos Pais pode dar fôlego aos empresários da cidade.

 

"São três dias agora muito importantes para o Dia dos Pais. Não paramos de negociar o tempo inteiro. Estamos aceitando e satisfeitos. Claro que se bares e restaurantes estivessem conosco seria bem melhor. Agora faço meu apelo. Usem máscara. Não respeitar é fechar o comércio novamente. Por favor, façam a higienização", disse Nadim.

 

O posicionamento do Sindilojas vai na contramão das interpretações da Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) sobre a flexibilização. Essas entidades criticaram a prefeitura mesmo diante da reabertura parcial.

 

Para a CDL/BH, o Executivo municipal agiu com contradição. Isso porque a flexibilização aconteceu em um cenário no qual a ocupação dos leitos de terapia intensiva permanece na zona vermelha, com taxa de 84% de uso.

 

 

Já o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, "faltou abrir bares e restaurantes". "Tudo foi de maneira meio ocorrida. O prefeito gosta muito de falar que não cede a pressão, mas quem não cede? A ciência tem que estar apoiada em estudo e boas práticas", afirmou. 

 

Em pronunciamento nesta terça, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou que BH avança para a fase 1 da flexibilização do comércio a partir desta quinta-feira (6) até sábado (8). 

 

No domingo até terça-feira (de 9 a 11/08), o comércio volta a fechar, com funcionamento apenas dos serviços essenciais. Depois, reabre novamente quarta, quinta e sexta (de 12 a 14/08). 

 

Sobre os horários de funcionamento, a prefeitura informou que lojas de rua e galerias comerciais; funcionarão entre 11h e 19h. Já os shoppings entre 12h e 20h, com execeção das praças de alimentação (só retirada ou delivery). Atividades no formato drive-in só vão operar das 14h às 23h, e somente sexta, sábado e domingo.   

 

Com isso, o comércio varejista, atacadista, salões de beleza, shoppings centers, galerias de lojas e atividades drive-in voltará a funcionar. 

 

Como ficou a reabertura

 

Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):

 

 

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.

 

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.

 

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

 

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

 

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.

 

 

Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):

 

 

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta,  entre 11h e 19h.

 

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.

 

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

 

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

 

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade