(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Frio: BH registra sensação térmica de 0°C nesta terça-feira

Termômetros na capital chegaram a marcar 9,2°C, a temperatura mais baixa dos últimos dias


04/08/2020 08:42 - atualizado 04/08/2020 09:45

Se for sair de casa, não esqueça o agasalho(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Se for sair de casa, não esqueça o agasalho (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

Acordar cedo não vem sendo tarefa fácil para os belo-horizontinos nos últimos dias. Nesta terça (4), especialmente, foi ainda mais complicado: a sensação térmica chegou a 0°C entre 6 e 7 da manhã nos pontos mais altos da cidade. A temperatura mínima propriamente dita ficou em 9,2°C e a máxima não deve ultrapassar os 24°C.
 
 
"A previsão é que amanhã ainda tenhamos temperaturas baixas como essas e que só comece a subir a partir de quinta", explica Cleber de Souza, meteorologista do 5º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
 
  
 
As baixas na temperatura ainda se devem por consequências da atuação de uma massa de ar polar sobre o sudeste brasileiro. "A massa de ar polar está no oceano, jogando ventos frios para o continente. Aqui, atua uma massa de ar continental seca, que não favorece a formação de nuvens e causa perda de radiação, ou seja, o calor chega e vai embora e o frio prevalece quando não há sol", esclarece Souza.
 
O cálculo de sensação térmica realizado pela Defesa Civil da capital apontou mínima de -1°C. O órgão explica que pequenas variações na contabilização são normais, mas que, em suma, apontam para o mesmo resultado. Reafirmou, ainda, a autoridade do Inmet como órgão responsável pela meteorologia
 
A mínima na Grande BH na manhã desta terça (4) foi de 5°C, em Florestal. A previsão é de céu claro com tempo seco durante todo o dia na região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)