(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPERATURA

BH amanhece com forte neblina depois de noite de chuvas intensas; entenda

Nevoeiro foi provocado pelo aumento de umidade, causado, justamente, pelas chuvas


postado em 03/07/2020 07:33 / atualizado em 03/07/2020 08:42

Neblina no bairro Candelária, na região de Venda Nova(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
Neblina no bairro Candelária, na região de Venda Nova (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
O início da manhã desta sexta (3) foi atípico para a população da Grande BH. Depois de noite de intensas chuvas, a capital amanheceu com forte neblina em diversos pontos da cidade e do entorno. Os motoristas devem redobrar a atenção.

A meteorologista Anete Fernandes, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que a neblina foi causada justamente pelo aumento de umidade provocado pela chuva. "As temperaturas já estavam baixas e, somado ao aumento da umidade, o resultado é uma névoa úmida, como vimos agora pela manhã em grande parte da cidade", esclarece.

Fernandes alerta sobre locais em que a neblina pode ficar ainda mais intensa e atrapalhar a visibilidade. "Regiões de maior umidade, como aquelas com maior área verde ou em orlas de lagoas, podem ficar com a neblina mais intensa e atrapalhar ainda mais a visibilidade", avisa.

Em virtude desse nevoeiro, motoristas devem redobrar a atenção, principalmente ao passarem por rodovias e orlas de lagoa.

Neblina encobre toda a orla de Lagoa Santa, na Grande BH(foto: Carlos Altman/EM/D.A. Press)
Neblina encobre toda a orla de Lagoa Santa, na Grande BH (foto: Carlos Altman/EM/D.A. Press)

 

As chuvas


Anete explica que as chuvas da última noite foram causadas por uma instabilidade provocada pela frente fria que chegou ao estado nessa semana. Segundo a Defesa Civil de BH, as chuvas foram de fracas a fortes e atingiram oito das nove regionais da capital.

Previsão para o final de semana


Para o final de semana, a previsão é que a sensação de frio continue em virtude de uma massa de ar polar que atua em parte da região do Sudeste do Brasil. Para esta sexta, a máxima na capital deve ser 27°C e a mínima de 13°C, com céu claro a nublado.

A massa de ar polar favorece a formação de geadas em pontos do Sul de Minas, principalmente nas cidades localizadas na serrad a Mantiqueira. Ainda há chances de chuvas isoladas, mas a previsão é de tempo estável na maior parte do estado.

A mínima prevista para o estado é de 0°C, no Sul, e a máxima de 32°C, no Norte e no Vale do Jequitinhonha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)