(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PROGRAMAÇÃO

Fórum de sustentabilidade das cidades históricas de Minas Gerais será virtual

Quinta edição ocorre entre 29 de junho e 3 de julho; Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) divulgam programação gratuita


postado em 15/06/2020 15:10 / atualizado em 15/06/2020 15:14

Ouro Preto(foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)
Ouro Preto (foto: Leandro Couri/EM/D. A. Press)

Em sua 5ª edição, o Fórum de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, pela primeira vez, será de forma virtual
por causa da pandemia do novo coronavírus. O evento será entre 29 de junho e 3 de julho com palestras, debates e oficinas, totalmente gratuito.

O tema principal do fórum será o "Patrimônio Histórico da cidade de Paracatu", tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As palestras e debates abordarão os vários fatores do planejamento municipal para o desenvolvimento sustentável das cidades históricas e a gestão pública do patrimônio histórico e do turismo como indutoras e aglutinadoras para o desenvolvimento sustentável das cidades no período pós-pandemia.

O Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais é promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto (PROEX e DEURB), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e prefeitura da cidade de Paracatu, em parceria com diversas instituições, com o propósito de contribuir com a formulação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e a resiliência das cidades Históricas do estado.

O objetivo desta edição é contribuir com a construção de conhecimentos e saberes a respeito de políticas públicas nas áreas de urbanismo, patrimônio histórico, turismo, trabalho e renda para o planejamento municipal orientado ao desenvolvimento sustentável das cidades históricas de Minas Gerais, norteando atenção à pandemia da COVID-19 e o período pós-pandemia, quando o turismo em todo o mundo será voltado para os cenários e destinos internos.
 

COMO SERÁ?

 
- Atividades: painéis de debates; carta manifesto; cases de sucessos e minicursos.

- Palestrantes: representantes de prefeituras, órgãos estaduais e federais, universidades, sociedade civil organizada e demais convidados.

- Meio de realização: transmissão ao vivo dos painéis de debates e a sessão cases de sucesso pelo canal do Fórum no YouTube, em formato de webinars. Para os minicursos serão utilizadas plataformas digitais para a disponibilização e materiais como o Google sala de aulas e o Google Drive. Os fóruns de debates serão no Google Meet e Zoom. Canal do Fórum no YouTube: 
https://www.youtube.com/channel/UCmmi1YtEw3FEsyZIde1bXCA

- Público-alvo: representantes de órgãos e entidades públicas, privadas, academia, sociedade civil e demais interessados

- Inscrições: gratuita/feita pela internet /vagas limitadas para os minicursos

- Link da inscrição: site da UFOP e formulário de inscrições. https://forms.gle/yJBRJ5uTF4jnM5LS8 .

- Certificados de participação:
serão emitidos por meio eletrônico para os participantes que responderem o formulário de avaliação do evento acessado no link das inscrições.
 
- Contato oficial: e-mail forumsustentabilidade@ufop.edu.br
 
PROGRAMAÇÃO:

- Painéis de debates | 29 de junho a 1 de julho

Painéis de debates serão em formato de webinar (videoconferência entre os palestrantes por meio do Google Meet) com a transmissão ao vivo em canal do Fórum no YouTube.

Painel de debates 1

Data e horário: 29 de junho das 15h às 17h
Tema: “Políticas públicas de urbanismo para a gestão sustentável das cidades históricas com o enfoque no ordenamento territorial, mobilidade urbana e saneamento básico”
Mediador: Paulo Vieira (prof. DEURB/UFOP)
Palestrantes: Sandra Maira Antunes Nogueira (Prof.ª. DEARQ/UFOP), Bárbara Abreu Matos (prof.ª. DEURB/UFOP) e Aníbal da Fonseca Santiago (prof. DECIV/UFOP)

Painel de debates 2

Data e horário: 30 de junho das 15h às 17h
Tema: “Políticas públicas de patrimônio cultural e turismo para o desenvolvimento sustentável das cidades históricas”
Mediador: Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp (prof. DETUR e pró-reitor de extensão UFOP)
Palestrantes: Ana Alcantara (secretária executiva da ACHMG); Isabel de Paula (coordenadora de Cultura da UNESCO – representante no Brasil) e; representante da CNM.

Painel de debates 3

Data e horário: 1 de julho das 15h às 17h
Tema: “Políticas públicas de trabalho, emprego e renda para o desenvolvimento sustentável das cidades históricas”
Mediador: Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão (Prof.ª. ICSA/UFOP)
Palestrantes: Dra. Graça Maria Borges de Freitas (juíza do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região – Vara do Trabalho de Ouro Preto); Alair Ferreira de Freitas (professor da UFV).

- Sessão Cases de Sucesso da Cidade de Paracatu | 2 de julho

A Sessão Cases de Sucesso da Cidade de Paracatu será em formato de webinar (videoconferência entre os palestrantes por meio do Google Meet) com a transmissão ao vivo em canal do Fórum no YouTube.

- “Ações de Patrimônio Cultura e de Turismo como indutoras para o desenvolvimento sustentável de Paracatu”

Data e horário: 2 de julho das 15h às 17h
Tema: projeto desenvolvidos pela iniciativa pública nas áreas sociocultural, econômicas e ambiental no município de Paracatu
Mediadora: Angélica Vasconcelos Souto Silva (secretária municipal de cultura e turismo de Paracatu)
Palestrantes: representantes dos três cases selecionados (a confirmar até o dia 13 de julho), sendo um representante de cada case num total de três palestrantes

- Minicursos

Os minicursos serão ofertados no período de 29 de junho a 3 de julho com a disponibilização de materiais (vídeos aulas e textos) nas plataformas do Google sala de aulas, Google Drive, Google Meet ou Zoom.

Cada participante poderá participar de mais de um minicurso feito conforme a disponibilidade de horário e local. Somente no último dia de disponibilização do minicurso será feita em cada minicurso uma videoconferência com os participantes para debates e devolutivas das atividades praticadas.

As videoconferências ocorrerão no dia 3 de julho com duração e de até 60 minutos para cada minicurso, em horários diferentes nos períodos da manhã e tarde, possibilitando assim os participantes participarem dos minicursos que quiserem.

Minicurso 1: Plano diretor municipal contemporâneo – Planejamento em tempos de em tempos de mudanças de paradigma.
Caga horária: 6h
Ministrante: Christiano Ottoni Carvalho (prof. DEURB/UFOP)

Minicurso 2: Introdução aos planos de mobilidade urbana: um enfoque nos deslocamentos de pessoas
Carga horária: 6h
Ministrantes: Bárbara Abreu Matos (prof.ª. DEURB/UFOP) e Daniela Antunes Lessa (prof.ª. DECIV/UFOP)

Minicurso 3: Turismo, patrimônio de desenvolvimento sustentável
Caga horária: 6h
Ministrante: Maria do Carmo Pires (prof.ª. DETUR/UFOP)

Minicurso 4: Sentidos urbanos: Outras Visadas
Caga horária: 6h
Ministrantes: Gabriela de Lima Gomes (prof.ª. do DEMUL e pró-reitoria adjunta de extensão da UFOP) e Ana Amaral Nunes Pereira (IPHAN).



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)