(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REGIÃO CENTRAL

Coronavírus: Pompéu salta de um para seis casos confirmados em quatro dias

Primeiro registro da COVID-19 na cidade ocorreu na segunda-feira (25). Outros três casos foram confirmados na quarta (27) e dois, nesta sexta-feira (29)


postado em 29/05/2020 14:49 / atualizado em 29/05/2020 18:35

Foi a quinta confirmação da doença na cidade nessa semana(foto: Reprodução/ Internet)
Foi a quinta confirmação da doença na cidade nessa semana (foto: Reprodução/ Internet)
O quinto e o sexto caso de paciente com o novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Pompéu, na Região Central do estado, foram confirmados na tarde desta sexta-feira (29), pela prefeitura municipal. Os registros ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no informe epidemiológico diário, que consta apenas um caso da doença. A Secretaria de Saúde não informou se os pacientes infectados tratam-se de um homem ou uma mulher, e nem qual é o estado de saúde deles.

De acordo com o informe epidemiológico divulgado pela prefeitura na tarde dessa quinta-feira (28), eram contabilizadas 109 notificações de casos suspeitos e quatro de pessoas contaminadas. Com a conclusão da análise de mais um exame comprobatório, a quantidade de notificações chegou a 124 e o número de infectados subiu para seis. 

A primeira ocorrência da COVID-19 na cidade, anunciada na segunda-feira (25) pela Secretaria de Saúde, refere-se a um homem que reside no município. Após realizar exames em um consultório médico particular, foi encaminhado para a unidade de saúde e, posteriormente, levado para Sete Lagoas, cidade de referência no combate ao coronavírus.

Segundo a secretária de saúde, Fernanda Guimarães Cordeiro, os outros casos, confirmados na quarta-feira (27), foram de duas pessoas “que tiveram possíveis contatos com o primeiro paciente”. E, posteriormente, o Programa de Saúde da Família (PSF) rural recebeu um idoso que apresentava sintomas característicos da doença. “A unidade de saúde encaminhou o paciente para a realização do teste, que deu positivo”. Ainda não se sabe como os dois pacientes infectados de hoje teriam contraído a doença.

Prefeito diz que casos eram esperados

Por meio de um vídeo divulgado no site da prefeitura, na quarta-feira (27), o vice-prefeito Evangelos Adriano Pereira, ressaltou que “é importante que a população entenda que, como esperado, esses casos da doença começarão aparecer na cidade”. E, “quanto ao agravamento desses casos, estamos em excelente contato com unidades referenciais de saúde de Sete Lagoas para que nenhum pompeano sofra mais do que deve com a doença”.

No início do mês, quando ainda não havia casos registrados no município, a Prefeitura de Pompéu havia flexibilizado o funcionamento das atividades comerciais, seguindo todas as normas expressas nos decretos municipais e de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde.
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa  


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)