Publicidade

Estado de Minas

Flexibilização em BH: 30 mil pessoas retornaram ao trabalho nesta segunda-feira

Quase 10 mil lojas foram reabertas nesta primeira etapa, que ocorre quase 2 meses após a suspensão as atividades comerciais


postado em 25/05/2020 09:55 / atualizado em 25/05/2020 12:02

Barbearia de portas abertas no Centro de BH: profissionais de volta ao trabalho(foto: Edésio Ferreira/ EM D.A. Press)
Barbearia de portas abertas no Centro de BH: profissionais de volta ao trabalho (foto: Edésio Ferreira/ EM D.A. Press)
Nesta primeira etapa da flexibilização do isolamento social em Belo Horizonte - dois meses após a suspensão das atividades, em 9 de abril - 9.729 estabelecimentos comerciais voltam à ativa. A reabertura significa ainda o retorno de cerca de 30 mil pessoas a seus postos de trabalho. Os números são da Prefeitura de Belo Horizonte. 


Anunciada na última sexta (20) pelo prefeito Alexandre Kalil, a flexibilização estabeleceu protocolos sanitários e horários diferenciados de funcionamento às lojas de BH. Salões de beleza, por exemplo, podem permanecer abertos de 7h às 21h. Shoppings populares, de 11h às 19h. Já lojas de autopeças e demais artigos automotores, estão autorizadas a funcionar de 8h às 17h. Todos os empreendimentos precisam disponibilizar álcool em gel, além de controlar o fluxo de clientes no interior dos estabelecimentos. 

A expectativa é de que mais um grupo de segmentos comerciais seja liberado em 1° de junho. Segundo a PBH, a decisão será calcada em boletim de monitoramento divulgado sempre às sextas-feiras. O relatório mede a velocidade de transmissão do novo coronavírus em BH. Para que o afrouxamento do quarentena seja mantido, esse indicador não pode ultrapassar a marca de 1,2. Outro parâmetro acompanhado pelas autoridades é a taxa de ocupação de leitos de hospitais.

Ver galeria . 26 Fotos Parte do comércio não-essencial foi reaberto na capital mineira nesta segunda-feira (25)Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
Parte do comércio não-essencial foi reaberto na capital mineira nesta segunda-feira (25) (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press )

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade