(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMPASSE

BH registra queda no isolamento e tem reabertura do comércio ameaçada

Flexibilização das medidas a partir de 25 de maio será reavaliada no fim desta semana


postado em 18/05/2020 13:35 / atualizado em 18/05/2020 17:39

Alexandre Kalil demonstrou preocupação com queda no isolamento social em BH(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Alexandre Kalil demonstrou preocupação com queda no isolamento social em BH (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Nos últimos dias, o índice de isolamento social caiu em Belo Horizonte, segundo o prefeito Alexandre Kalil (PSD). Na avaliação da prefeitura, esse cenário pode aumentar a propagação do novo coronavírus e, consequentemente, adiar o início da reabertura gradual do comércio, agendada previamente para 25 de maio.

Tivemos uma queda no isolamento, que está colocando em risco a abertura da cidade. Isso me preocupa muito”, disse Kalil, sem dar detalhes estatísticos sobre a queda nos índices de permanência das pessoas em casa.

O cumprimento do prazo estabelecido inicialmente para o início da reabertura do comércio depende de parâmetros epidemiológicos estabelecidos pelo Comitê de Enfrentamento à Pandemia da COVID-19, grupo de especialistas criado pela Prefeitura de BH. A equipe analisará aspectos como números de mortes e casos confirmados, disponibilidade de leitos e índice de transmissibilidade do vírus.

A decisão sobre a reabertura do comércio não essencial a partir de 25 de maio será anunciada pelo comitê em entrevista coletiva marcada para esta sexta-feira (22), às 14h. Segundo os especialistas, o momento é de reforçar o isolamento social – e não afrouxá-lo – para conter o avanço do vírus e, com isso, conseguir cumprir o prazo.

"Podemos reverter isso (queda nos índices de flexibilização) para receber talvez uma boa notícia na sexta-feira. Quem vai mandar na abertura da cidade é a população. Fiquem em casa o máximo que puder", reforçou Kalil.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Belo Horizonte acumula 1.189 pessoas que testaram positivo para COVID-19. Dessas, 31 morreram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)