(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM 'ACHISMOS'

Kalil rebate críticos ao isolamento em BH: 'Não sou canalha, lixo ou vagabundo'

Grupos de empresários têm criticado prefeito por medidas de combate ao coronavírus na capital mineira


postado em 18/05/2020 13:25 / atualizado em 18/05/2020 17:44

Prefeito Alexandre Kalil falou sobre combate ao coronavírus em Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Prefeito Alexandre Kalil falou sobre combate ao coronavírus em Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Criticado por grupos de empresários por manter o isolamento social em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) se defendeu em entrevista na tarde desta segunda-feira. O chefe do Executivo municipal disse que as decisões sobre o combate ao novo coronavírus na capital mineira se baseiam em ciência e não em “achismos”.

“Eu quero dizer que não sou um canalha, não sou um lixo, não sou um vagabundo, não sou nada disso, porque eu quero proteger minha cidade. Então, não me venham com essa. Estou seguindo a ciência”, disse.

“Nós temos um rumo, que é a ciência. Se a ciência falar comigo que, ao invés de abrir (o comércio), é (necessário) lockdown em Belo Horizonte, então (decretarei) lockdown em Belo Horizonte. Eu concordo com quem acha. Eu só não pratico o achismo”, disse.

Kalil tem sido alvo de parcelas da população que questionam a ciência e criticam o isolamento social amplo, embora essa seja a medida mais efetiva para conter o avanço do vírus. Nesse domingo, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fizeram carreata em BH para pedir a reabertura do comércio e aproveitaram para pedir a saída do prefeito.

A previsão é que a reabertura gradual do comércio belo-horizontino se inicie na próxima segunda-feira, dia 25 de maio. O cumprimento da data, porém, depende de avaliação de especialistas que integram o Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 em BH, que darão parecer sobre o tema nesta sexta-feira (22).

"Eu quero dizer que a população de Belo Horizonte mais uma vez que ninguém, absolutamente ninguém, quer reabrir a cidade mais do que eu", disse Kalil, reforçando a necessidade de cumprir à risca as recomendações dos especialistas para que a propagação do vírus seja contida.

"Quero avisar para a população de BH que o que estou fazendo é um ato de carinho, responsabilidade, que um gestor deve fazer à população que carinhosamente foi às eleições e o elegeu, teve o trabalho de ir lá e apertar o número dele. Eu tenho responsabilidade, cuidado e muito carinho com este povo", afirmou o prefeito.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Belo Horizonte registra 1.189 pessoas que testaram positivo para COVID-19. Dessas, 31 morreram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)