(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

CDL pressiona por volta do comércio em BH antes de 25 de maio

Data de possível flexibilização foi definida por infectologistas; Mas Kalil diz que retomada só será feita em condição segura


postado em 06/05/2020 19:02 / atualizado em 06/05/2020 19:32

Em BH,comércio não essencial está proibido de funcionar desde 9 de abril.(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Em BH,comércio não essencial está proibido de funcionar desde 9 de abril. (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, defendeu a teoria de que é possível apressar a retomada das atividades comerciais na capital mineira. Nessa segunda-feira (4), o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou os planos de flexibilizar o isolamento social e abrir gradualmente o comércio a partir de 25 de maio. Embora o chefe do Executivo municipal tenha ressaltado que a adaptação das regras depende do achatamento da ‘curva’ de casos do novo coronavírus, Silva acredita que campanhas de conscientização popular podem alterar o prognóstico.

“A gente acha que ainda tem espaço na discussão para começar antes do dia 25. O ambiente em Belo Horizonte está favorável. Temos leitos, nossa ocupação ainda está pela metade. Se conseguirmos fazer uma campanha de conscientização do uso da máscara, de a pessoa do grupo de risco não sair de casa, a menos que seja essencial mesmo, a gente talvez até consiga fazer com que algumas atividades, onde não há aglomeração de pessoas, voltem até antes do dia 25”, disse, ao Estado de Minas.

Nessa terça-feira (5), em nova entrevista coletiva, Kalil afirmou que há menos de 49% de ocupação dos leitos destinados aos pacientes diagnosticados com a infecção. Com base nisso, o prefeito chegou a dizer que, se o panorama for o mesmo no fim do mês, será possível reabrir parte das lojas.

Entidades lojistas participaram de uma reunião com o grupo de trabalho instituído pela Prefeitura de Belo Horizonte para discutir as bases do retorno gradual às atividades comerciais. Ao explicar, na segunda-feira, que a data foi estabelecida em reunião que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, além de outros infectologistas, Kalil ressaltou que, caso o cenário não seja favorável à reabertura, as medidas restritivas serão integralmente mantidas

"Há essa perspectiva de flexibilização. Não é uma promessa. Depende da população, da curva (de infectados), da ocupação de leitos. Isso é muito complexo, mas é o que o grupo de infectologistas me autorizou a falar. Estou aqui falando em nome de um grupo de médicos infectologistas”, pontuou.

Em Belo Horizonte, o comércio considerado não essencial está proibido de abrir as portas desde 9 de abril. Um decreto, datado do dia anterior, autoriza o funcionamento de hospitais, supermercados, hipermercados, padarias, farmácias, sacolões, mercearias, hortifrútis, armazéns, açougues e postos de combustível.

COVID-19 em BH

Divulgado nesta quarta-feira, o mais recente boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais aponta a existência de 823 casos confirmados da doença na cidade. São 23 mortes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)