(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Produtores de flores cobram reabertura em BH e afirmam que situação já é de 'colapso'

Setor alega que perdeu o mercado consumidor ativo com a pandemia do coronavírus e quarentena imposta ao comércio da capital


postado em 30/04/2020 17:25 / atualizado em 30/04/2020 18:20

(foto: Holambra/Divulgação )
(foto: Holambra/Divulgação )
Produtores de Minas Gerais lutam há mais de 30 dias para que o prefeito Alexandre Kalil (PSD) autorize a liberação da reabertura das floriculturas em Belo Horizonte. Minas é o segundo estado brasileiro com mais produtores de flores. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), há mais de 500 produtores cultivando cerca de 2,5 mil hectares, com 160 variedades de flores de corte e de vaso. O trabalho, entretanto, perdeu o mercado consumidor ativo com a pandemia do coronavírus. 


De acordo com o presidente  da Associação de Distribuidores e Produtores de Flores de Minas, Flávio Vieira, a situação é de “colapso”. Ele alega que, como as floriculturas foram fechadas, muitos dos pequenos produtores do estado não conseguem mais receber e estariam sem dinheiro até para comida. “A gente está fazendo nosso melhor, mas são pequenos produtores, localizados no interior do estado, muitos cercados por quase nada. Esse dinheiro era a renda deles. E aí, como a gente faz?”, questiona. “O processo é complicado. Quando está na época de colheita, tem que colher. Não pode esperar, dá praga e diversas outras coisas. Com isso, as flores estão sendo jogadas fora. Muito triste”, conta. 

Vieira diz que encontrou uma solução para evitar que as flores fossem parar no lixo. Em parceria com as empresas Mercado das Flores, Holanbelo Flores e Plantas e Minas Flor, foram feitos arranjos montados com a colaboração de 20 decoradores voluntários e floristas freelancers para serem entregues a pessoas envolvidas nas áreas da saúde, tratamento e no combate à COVID-19. “Foram distribuídos mais de 200 abraços através de arranjos de flores e vasos”, diz. 

(foto: Reprodução/Associação de Distribuidores e Produtores de Flores de Minas)
(foto: Reprodução/Associação de Distribuidores e Produtores de Flores de Minas)


A entrega das flores ocorreu na última sexta-feira (24) no Hospital Vila da Serra (aproximadamente 300 arranjos), no Posto de Saúde Santa Cruz (cerca de 50), Posto de Saúde Ermelinda (50), unidade 16 no Centro de Saúde de Contagem e Pronto-Socorro JK, em Contagem (50). 

Em uma tentativa de reduzir as perdas do setor, foi criada uma campanha para as pessoas consumirem mais flores em casa. Apesar do sucesso inicial, a iniciativa perdeu força com o fechamento do comércio. "Com as floriculturas fechadas, o consumidor não tem onde comprar", observa Vieira.

Ainda de acordo com o representante do setor, os floristas que tinham uma reserva financeira estão "segurando o mercado". Ele prevê que o consumo de flores só volte ao normal a partir da segunda quinzena de julho. "Muitos produtores não vão aguentar esse período. Então, a gente vai ter muito mais desempregados”, projeta.

Reabertura do comércio


Na última terça-feira (28), o governo mineiro lançou cartilha de orientação para cidades que queiram retomar as atividades comerciais durante a pandemia. O programa Minas Consciente foi desenvolvido pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e de Saúde (SES-MG).

Apesar das orientações do governo mineiro, Vieira explica que, para reabertura das floriculturas em Belo Horizonte, é preciso que o prefeito Alexandre Kalil autorize. “Está sendo exaustivo. Porque o governo mineiro fala uma coisa, o municipal, outra. E mesmo com o apoio de alguns vereadores e reuniões com os secretários, a gente segue na mesma situação há mais de 30 dias”, reclama. 

Em coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema (Novo) disse que a reabertura do comércio em Minas Gerais em meio à pandemia seria uma “volta a uma nova normalidade” e não uma “volta a normalidade”. Já Kalil declarou que, em princípio, não há data para reabertura.
 
*Estagiárias sob supervisão do subeditor Eduardo Murta

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)