Publicidade

Estado de Minas COVID-19

COVID-19: ação solidária chega a profissionais da Santa Casa de BH

A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) e atendeu cerca de 230 funcionários da unidade de saúde


postado em 17/04/2020 17:29 / atualizado em 17/04/2020 18:42

Profissionais da saúde da Santa Casa de BH foram contemplados com kits da Cokombi(foto: Divulgação/ Cokombi)
Profissionais da saúde da Santa Casa de BH foram contemplados com kits da Cokombi (foto: Divulgação/ Cokombi)
O risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) não só coloca em xeque a vida das pessoas que se enquadram no grupo de risco, mas também a dos profissionais de saúde no combate à COVID-19, em contato direto com pacientes contaminados. Foi pensando nesses trabalhadores que os empresários Glauber Campos, proprietário da Cokombi, e José Felipe Carneiro, sócio da K-happy Kombucha, doaram uma parcela de seus produtos para os funcionários da Santa Casa de Misericórdia, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste de Belo Horizonte.
 
 
 
A ação de solidariedade ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) e atendeu cerca de 200 funcionários da unidade de saúde. Foram doados 200 kits, contendo uma garrafa de água de coco da Cokombi e uma de chá gelado da marca K-happy Kombucha.
 
De acordo com o proprietário da Cokombi, Glauber Campos, o gesto é simples, mas de reconhecimento. “É uma honra poder trazer um pouco de alegria às pessoas que estão na linha de frente no combate à COVID-19. Que esse gesto incentive outras pessoas ou empresas a  fazerem o mesmo”, afirmou. Ele diz que a iniciativa se repetirá em outros hospitais da cidade.
 
Mesmo limitada, devido às medidas de precaução adotadas em razão do coronavírus, a ação é encarada por José Felipe, parceiro do projeto, como símbolo de união e apoio. “Podemos fazer um bem maior quando unimos força. O princípio básico para o enfrentamento desse momento tem que estar na saúde e na alegria e momentos como os como os de hoje entregam isto aos profissionais da saúde”, disse. 
 
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Murta 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre

  • Tosse

  • Falta de ar e dificuldade para respirar

  • Problemas gástricos

  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia

  • Síndrome respiratória aguda severa

  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

Os boatos sobre o coronavírus: fique por dentro do que é verdade e mentira

Tudo sobre o coronavírus - Covid-19: da origem à chegada ao Brasil

Coronavírus: qual é a diferença entre isolamento e quarentena?   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade