(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS EM MINAS

Coronavírus: profissional de hospitais de BH testa positivo e é o primeiro caso confirmado de Lagoa Santa

Prefeitura de Lagoa Santa afirmou que paciente de 38 anos reside na cidade, mas trabalha em duas instituições de saúde da capital


postado em 10/04/2020 21:07

(foto: Lizabeth Menzies/AFP)
(foto: Lizabeth Menzies/AFP)
Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, confirmou nesta sexta-feira (10) o primeiro caso de coronavírus (COVID-19) da cidade. Trata-se de uma mulher de 38 anos, que reside no município, mas trabalha em dois hospitais da capital mineira. O Executivo municipal informou que a paciente não apresenta complicações no seu estado de saúde.

Ainda de acordo com a prefeitura, a mulher está em isolamento domiciliar com toda a família. Todos estão sendo acompanhados pela equipe do Centro de Monitoramento do Usuário Isolado em Domicílio (CEMUID) e Central de Atendimento Remoto (CEAR).

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Lagoa Santa, a cidade tem 81 casos suspeitos da COVID-19 e 68 descartados. Há também outros 115 casos que ainda não passaram por testes. São pacientes com síndrome gripal e que ficarão em isolamento pelo período de 14 dias.

Uso obrigatório de máscara

Também nesta sexta, entrou em vigor o decreto assinado pelo prefeito de Lagoa Santa, Rogério Avelar, que determina o uso de máscara por parte dos moradores. De acordo com o decreto, qualquer pessoa que sair de casa terá que utilizar o item, seja em ambientes comerciais, dentro de transporte coletivo e individual, entre outros. A portaria também é estendida aos comerciantes, servidores públicos, prestadores de serviços.

Estabelecimentos também devem barrar a entrada de quem não estiver usando máscara. A Prefeitura informou no decreto que haverá fiscalização. Caso algum comércio, prestador de serviço ou qualquer outra pessoa jurídica que for flagrado descumprindo a medida, uma notificação será feita e a situação terá que ser regularizada em 24 horas, com risco de multa, suspensão do alvará sanitário e de funcionamento, bem como a interdição temporária do local. 

Pessoas que estiverem fora de casa sem máscara também estarão sujeitas a penalidades descritas no Código Municipal de Saúde.

Prefeitura de BH mostrava preocupação com Lagoa Santa

Na primeira semana de abril, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, chegou a anunciar que não iria autorizar a entrada de ônibus de Lagoa Santa na capital mineira. Na época, o chefe do Executivo do município, Rogério Avelar, havia flexibilizado o isolamento social. No entanto, voltou atrás e manteve o rigor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)