(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vídeo: saiba quais cuidados especiais para máscaras de pano

Após recomendação do Ministério da Saúde para proteção coletiva, veja cuidados necessários para usar o item com segurança


postado em 08/04/2020 15:14 / atualizado em 08/04/2020 17:27

Mineiros improvisam máscaras de pano para evitar o contato com o coronavírus(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Mineiros improvisam máscaras de pano para evitar o contato com o coronavírus (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Depois que o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, indicou a recomendação do uso de máscaras aos que forem sair de casa, a mudança de comportamento das pessoas já transformou o cenário nas ruas de Belo Horizonte. Antes, essa indicação era somente para profissionais da área da saúde, pessoas infectadas com o novo coronavírus e a quem faz parte do grupo de risco da doença. 

Com essa sinalização, brasileiros estão se protegendo da forma que podem. Há máscaras de todas as cores e estampas, com pano multiúso de cozinha e gostos variados, para tentar bloquear o vírus. Nas ruas, o Estado de Minas constatou a variação de modelos.  

A assistente social Raquel Pereira de Oliveira explicou que comprou sete máscaras e distribuiu para as pessoas da família, priorizando aquelas do grupo de risco. Já a aposentada Lia Pereira, de 65 anos, contou que é ela mesma quem faz as máscaras. "Também sou artesã e adoro ajudar as pessoas. Fiz mais de 50 máscaras e doei para a família, amigos e para quem estava precisando. Agora, eu só saio de casa pra receber meu dinheiro da aposentadoria e depois volto rapidinho", relata.

O entregador Rafael Castro, que viu o ritmo de trabalho aumentar muito durante a pandemia, adquiriu a máscara de pano no Bairro Vale do Jatobá, no Barreiro, onde ele mora. "Eu queria um preta, pois suja muito andando de moto, mas ainda não consegui. Comprei a que estou usando e encomendei mais uma".

A criatividade continua sendo a marca registrada dos brasileiros: a vendedora Magnólia Aguiar é a prova disso. Depois de ver as dicas na internet, ela confeccionou uma máscara com pano multiúso de cozinha e duas buchas de cabelo: "A empresa onde trabalho forneceu a máscara descartável, mas está faltando no mercado e, então, resolvi fazer a minha. Demorou cinco minutos para ficar pronta".

Recomendações do Ministério da Saúde
O órgão nacional incentivou o uso de máscaras de pano, mas lançou recomendações. Confira:

  • É necessário que a máscara seja de uso individual 
  • Uma mesma máscara só deve ser usada durante duas horas. Depois desse tempo é necessário trocar. 
  • Como barreira física contra o vírus, é necessário que a máscara tenha duas camadas de pano
  • É importante que ela tenha elásticos para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, protegendo a boca e o nariz. 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)